Por que a maioria das pessoas acha o Spirited Away incrível, mas eu acho horrível?
Depende de como você está avaliando isso. Uma amiga sugeriu-me que o Spirited Away estava entre os seus filmes Ghibli menos favoritos. Se tivéssemos que marcar o filme dividindo-o em duas categorias: estética e conceito. Sem entrar em profundidade demais. É discutível que o desenho do personagem é impecável e consistente, a cinematografia rica e considerada, o desenho de cores vibrantes e atmosféricas (se um pouco garridas às vezes devido à saturação excessiva).Apesar de toda a trama estar centrada em um local distinto, o escopo da história é amplo. Além disso, há muitos personagens. Naturalmente, isto parece um pouco ocupado e limita a profundidade individual do personagem, comprometendo o nosso screentime com eles. Por outro lado, a casa de banho deve se sentir ocupada.
O filme parece desfasado de outros filmes Ghibli, dividindo opiniões. Isto pode ser devido à forma como os espectadores se relacionam emocionalmente com o protagonista, ou quão inacessível, ou desconhecido, é o sofrimento e a jornada dos personagens. O conceito parece um entretenimento deliberado, embora muitos outros filmes Ghibli sejam baseados na fantasia, eles conseguem nos proporcionar circunstâncias mais relacionáveis, com um maior grau de empatia pelos personagens.
É por isso que, como artista visual, parece lógico dividir esse filme em particular, como sugerido acima. Não que exista uma verdade real na minha opinião, pois os meus sentimentos são enitreamente subjectivos! Mas, a grande diferença entre isto e, digamos, Kiki's Delivery Service, ou Grave Of The Fireflies, ou Totoro, são aqueles filmes que achei emotivos e comoventes, assim como menos comerciais (menos Disney).
Para mim, adoro o storyboarding; o dinamismo visual, o 'whoosh' de Spirited Away - parece que a estética está de acordo com o título (?).
P>Bem, espero que isso me ofereça mais alguma reflexão. Descobri que ao remontar um filme, uma opinião pode mudar, com o tempo. Estranhamente, filmes que eu inicialmente não gostava de admirar (como Spirited Away) em vez de amar.