Qual é a diferença entre OIS e EIS na câmera do smartphone e qual é preferível?
Estabilização Óptica de Imagem (OIS) manipula inercialmente um prisma para estabilizar a imagem de vídeo.
Electronic Image Stabilization (EIS) realiza transformações na imagem. Não há uma maneira conhecida de fazer estas transformações sem causar pelo menos alguma degradação da imagem.
Então a degradação do vídeo é perceptível? Depende do cuidado com que você olha e do tipo de movimento que está sendo corrigido. O EIS irá sempre degradar a imagem. Se você pausar o quadro e olhar para áreas de alto contraste durante o movimento você'vai ver aliasing e perda de contast. Alguns espectadores de "olhos dourados" verão isso claramente na reprodução normal. A maioria dos telespectadores normais não notará nada além dos erros mais grosseiros.
Depende da situação. Se você estiver corrigindo pequenos erros pouco freqüentes, não há diferença perceptível. Como exemplo, ambos mostram os mesmos resultados sempre que são chamados para eliminar o tipo de perturbações que você obtém ao tocar ou bater com uma câmera em um tripé.
Se você tiver movimento de alta freqüência ou se o movimento cobrir uma grande faixa de estabilização de imagem óptica de movimento torna-se notavelmente superior. Por exemplo, se você estiver correndo, ou mesmo andando rápido, o número de erros que precisam ser corrigidos faz com que os sistemas EIS produzam erros mais perceptíveis na imagem. OIS tem uma imagem melhor sob estas circunstâncias.
A troca em um sistema OIS puro é que ele pode't corrigir para o movimento além da capacidade do prisma de se mover. Numa situação como correr, (e eu quero dizer correr) o OIS vai dar-lhe movimento suave, onde como o EIS vai dar-lhe menos movimento mas maiores artefactos digitais.
Um outro tipo de artefacto que o OIS fornece é quando você tem um movimento longo e lento, como uma panela, o prisma continua a mover-se depois de você parar, causando o próprio movimento que você está a tentar eliminar. O EIS normalmente é capaz de tempos de reação mais rápidos e, embora ainda suscetível a esse efeito, minimiza o tempo em que ele aparece.
Se você estiver selecionando uma câmera com base na sua capacidade de estabilizar imagens, terá de considerar o tipo de movimento que você pretende corrigir. Se você espera que a câmera receba choques freqüentes de alta freqüência, como ser fustigada pelo vento em suportes de veículos...EIS pode ser uma escolha melhor. Se você tiver movimentos de baixa freqüência de maior amplitude, como caminhadas ou panelas de chicote para compensar o OIS, pode ser superior.