O que a programação Java pode fazer?
Java é uma linguagem de programação de propósito geral. Como qualquer linguagem de programação de propósito geral, é usada para expressar com precisão operações de computação em uma linguagem legível por humanos com o propósito de executar tais operações em uma máquina de computação.
Desde que tal máquina de computação seja capaz de computação de propósito geral, ela pode ser usada para qualquer tipo de tarefas de computação. Por favor note que nem todos os problemas podem ser resolvidos por computação, nem todos os problemas computacionais podem ser computaveis com recursos finitos. Em termos muito simples, a computação é sobre a manipulação de dados. Ler, escrever e transformar números.
Aplicações dessas máquinas (computadores) são projetadas para serem eficientes e confiáveis para fazer cálculos, mas não qualquer outra coisa. Você não pode simplesmente pedir para fazer um café para você. Ele não foi projetado para fazer café, nem sabe o que é café. Também não pode simplesmente pedir-lhe para somar uma lista de um milhão de números. Embora tenha sido feito para somar bilhões de números em um instante, ele não sabe sobre listas, nem entende a sua língua. Você tem que perguntar isso em sua própria língua. Que não é Java. Nem nada muito humano.
Para facilitar a comunicação de comandos com computadores, as pessoas escreveram instruções de máquina (programas) para fazê-los traduzir algum texto legível por humanos em texto de programa legível por máquina. O texto resultante é então alimentado de volta para a máquina para que ela faça o que foi originalmente pretendido.
Several tais linguagens de programação legíveis por humanos foram inventadas ao longo dos anos, sendo uma delas Java. Portanto, Java é uma linguagem legível por humanos projetada para ser traduzida precisamente para instruções de máquina. É usada para comandar qualquer máquina de computação de propósito geral para executar operações sobre dados.
Obviamente, essa explicação é para aqueles que nem sequer sabem o que são linguagens de programação, e para que elas são usadas, em geral. Java é de propósito geral, portanto é capaz de fazer exatamente as mesmas tarefas que qualquer outra linguagem desse tipo, como C, Python ou JavaScript, exceto com performances diferentes.
Java como uma linguagem é categorizada como orientada a objetos, imperativa e estaticamente tipada. Isso normalmente muda o que se torna mais ou menos difícil de representar em uma linguagem de programação, ao invés do que ela é capaz de fazer.
É imperativo porque descreve operações de computação em termos de comandos seqüenciais. Este pode ser o tipo de linguagem mais popular, talvez porque seja simples o suficiente para a maioria dos problemas, mas há algumas falhas ao descrever cálculos paralelos e matemáticos, por exemplo. Em contraste, outras linguagens podem descrever cálculos em termos de aplicações de funções.
É estaticamente digitado porque precisa conhecer os tipos de cada variável do programa no momento da compilação. A maioria das pessoas gosta da segurança que ela traz aos sistemas complexos. Em contraste, linguagens dinamicamente digitadas somente verificam tipos enquanto o programa está rodando, se necessário, o que dá flexibilidade.
É orientado a objetos porque a forma como descreve dados e comportamento gira em torno do conceito de objetos. Java usa classes para descrever os tipos de seus objetos, mas não é puramente orientado a objetos porque tem tipos primitivos.
Objetos agregam dados e comportamento intimamente relacionados, e definem regras de herança e polimorfismo para compartilhar mais facilmente o comportamento comum. Espera-se que os programadores definam comportamentos como colaborações entre objetos para maior clareza. Em contraste, estruturas de dados em linguagens de procedimentos não possuem comportamentos explicitamente próprios, nem os compartilham com outros tipos relacionados.
Salvando objetos baseados em classes, objetos em Java são definidos em termos de suas classes. As classes definem quais dados, comportamento e cadeia de herança suas instâncias terão, e são usadas para construí-los. Em contraste, objetos baseados em protótipos em outras linguagens herdam dados e comportamento de outros objetos em vez de através de seus próprios tipos.
Algumas linguagens são puramente orientadas a objetos, e tratarão tudo como objetos, incluindo números e funções. Java não é pura, portanto alguns tipos de dados não se comportarão como classes. Por exemplo, números primitivos não podem ter métodos chamados neles, não são instanciados e não podem ser herdados de. Eles podem ser encaixotados em seus objetos correspondentes, mas aqueles têm tipos distintos.
Artigos semelhantes
- Fazer um editor de texto em Java é um bom projeto para aprender Java?
- Como ter JDK no Android para fazer programação Java e Project
- O que eu tenho que instalar, Java 10 ou Java 8? Existe alguma diferença?
- Se eu conheço Java, e como criar aplicativos Android usando Java, quais são os passos para publicar um aplicativo meu próprio?