O que torna as solas Vibram melhores do que os seus concorrentes, se é que há alguma coisa? Como é que alcançaram tal proeminência no mercado?
A história das solas vibram:p>p>Um alpinista ávido, guia conhecido, e membro do Clube Alpino Italiano, Bramani liderou uma expedição aos Alpes Italianos em 1935. Quando o grupo escalou o Monte Rasica, eles foram superados por uma severa tempestade de neve e por um forte nevoeiro. Tragicamente, seis dos companheiros de escalada de Bramani morreram de geadas e exposição.Naquela época, os alpinistas usavam botas padrão, robustas e de coxeio durante os estágios iniciais de uma escalada e se transformavam em sapatos de escalada finos, de feltro, enquanto se fechavam na parte mais íngreme de uma expedição. Esses sapatos não estavam bem isolados; eles não protegiam os alpinistas da umidade nem do frio. Além disso, quando congelaram, tornaram-se perigosamente escorregadios, o que podia atrasar ou mesmo impedir uma descida rápida e segura.
Bramani começou a ponderar o problema e concluiu que seus amigos poderiam ter sobrevivido se tivessem usado calçados que teriam diminuído o risco de hipotermia e queimaduras de frio. Ele desenhou uma sola de borracha dura, usando um tipo de borracha resistente à água e ao inverno ("borracha vulcanizada") patenteada por Charles Goodyear. Bramani criou um padrão de banda de rodagem único para suas solas e compostos de borracha afinados para dar-lhes excelente resistência à tração e à abrasão. Ele testou as solas em várias subidas próprias.
Com o apoio da Pirelli Tirelli Tire Company, Bramani iniciou sua própria empresa para desenvolver as solas. Ele patenteou seus projetos e produziu suas primeiras solas para uso dos colegas alpinistas no início dos anos 50, apelidando-os de "Vibram", uma combinação do seu próprio primeiro e último nome. Em 1954, alpinistas italianos montaram para a primeira subida de K2 no Himalaia, equipados com seis tipos de solas Vibram.
Então a origem da Vibram foi na ideia de utilizar o mesmo material para sapatos que era utilizado nos pneus de automóveis. A tecnologia é agora muito conhecida, por isso seria difícil dizer que a Vibram tem uma enorme vantagem em termos de inovação como tinha na década de 1930.
No entanto, uma diferença é que eles gastaram enormes quantidades em pesquisa e testes para que você possa ter confiança de que você está recebendo pelo menos produtos muito bem concebidos e testados. Por exemplo, aqui está o centro de testes deles. Ainda assim, eles estão na mesma situação que a maioria das grandes empresas: eles precisam mostrar receitas e lucros cada vez maiores. Isto levou-os a produzir alguns produtos muito engraçados e, por vezes, perigosos. Por exemplo, os seus sapatos de passeio FiveFingers foram anunciados com uma enorme quantidade de dólares de marketing como "bons para os pés", enquanto na realidade provaram estar a causar lesões com um processo judicial de acção colectiva! Se eu fosse numa expedição alpina, ainda preferia os produtos deles porque é a única coisa que eles têm feito melhor.
Artigos semelhantes
- Como é que os produtos Google alcançaram os produtos Apple e se tornaram eventualmente melhores e mais avançados?
- Como é que os átomos vibram nas nanoestruturas de grafeno?
- O que tornou a videoconferência Zoom tão bem sucedida em um mercado que tinha concorrentes tão maduros/estabelecidos?
- Quanto é que os YouTubers ganham quando cada um dos seus vídeos tem 50k, 100k, 500k, 1m e 1.5m de visualização? E que tal ainda mais do que isso?