Casa > P > Porque É Que A Emulação Do Amiga É Tão Difícil E Agitada?

Porque é que a emulação do Amiga é tão difícil e agitada?

Por que é que a emulação do Amiga é tão difícil e trabalhosa?

Obrigado pelo A2A!

Existem várias formas de emular o Amiga. Os pacotes de emulação mais populares parecem ser estes três:

  • Os EAU originais (disponíveis para Windows, Mac e Linux como WinUAE, MacUAE e E-UAE)>li>FS-UAE (um garfo dos EAU com foco na execução de jogos e uma IU menos desorganizada)li>li>Amiga Forever (uma solução chave na mão produzida pela Cloanto Inc, com a sua própria IU - infelizmente não está disponível no Mac)

O Amiga tinha vários concorrentes (a SNES, a Atari STE/Falcon, a Sega Megadrive) capazes de competir com ela em termos de desempenho. Também foram criados emuladores para estas máquinas, e pelo que vi, eles parecem mais simples de usar do que os EAU ou FS-UAE.

As razões pelas quais isto é assim, eu só posso especular. Mas eu assumiria um ou mais dos seguintes para aplicar:

Plataforma mais complexa

Bambos o SNES e o Megadrive eram assuntos estáticos, intencionalmente assim: você realmente não podia expandi-los ou brincar com o hardware em qualquer grau significativo, e não havia upgrades incrementais, então o número de configurações possíveis era baixo. Quanto ao Atari ST/E/Falcon, é uma máquina mais simples/muito simples, com menos opções (o Atari não tinha, AFAIK, a proliferação vangloriosa de placas gráficas e aceleradores turbo que marcaram o último stand do Amiga durante meados e finais dos anos 90).

O Amiga, pelo contrário, tem muitas configurações: existem os modelos OCS (o A1000, o A500 e o A2000), os modelos ECS (A500+, A600, o A3000), os modelos AGA (A1200, A4000), um set-top box (o CDTV) e uma consola de jogos (o CD32). A maioria deles existe em várias revisões, muitas com suas próprias idiossincrasias, e isso é antes mesmo de entrarmos na quantidade realmente surpreendente de possíveis expansões.

Compatibilidade

Obviamente, por "difícil", é possível que você tenha tentado executar um programa que continuou a falhar sem razão aparente. Se assim for, pode ser devido a problemas de compatibilidade.

No lançamento do Amiga (mais tarde chamado Amiga 1000), Commodore significava que os programadores deviam seguir certos padrões. Os recursos deviam ser atribuídos usando chamadas de sistema, as operações comuns deviam ser feitas através da funcionalidade padronizada do próprio sistema operativo, e o código devia ser independente de hardware.

Por várias razões não vamos entrar aqui, nem todos o fizeram. "Banging the metal" era um passatempo comum, e a maioria dos jogos não se incomodava com tais simpatias que eram vistas como desperdício de memória e tempo de processamento. A infeliz consequência disso foi que uma quantidade não negligenciável de programas foi escrita para uma configuração de máquina específica (normalmente uma combinação de ROM e modelo Amiga), e que se comportaria mal ou Guru se fosse executado noutra máquina.

Estas questões caíram gradualmente à medida que os programadores de hardware aprendiam programação de baixo nível amiga do sistema. Hoje, WHDLoad praticamente resolveu o problema fornecendo o ficheiro ROM apropriado para cada programa à medida que ele é executado.

Não tenho prioridade

Durante muito tempo, o Santo Graal da emulação do Amiga tem sido uma representação exacta do ciclo do Amiga. Nem um modelo Amiga em particular, nem os periféricos padrão ou o chip ROM mais comum da linha Amiga. O objectivo era que cada Amiga possível, por mais ridiculamente hackeado ou modificado, fosse fielmente replicado num único programa.

Como podem imaginar, é uma ordem muito alta. Mas isso realmente só risca a superfície, porque o chipset personalizado (o que permitiu ao Amiga original fazer cair mandíbulas durante anos após o seu lançamento) eram coisas bastante complexas, e inteiramente proprietárias. Por isso, a equipa original teve de fazer engenharia inversa aos chips, um processo que originalmente deu nome aos EAU (o acrónimo originalmente significava "Emulador Amiga Inutilizável"). Acrescente-se a isso a desorientadora pletora de expansões disponíveis para qualquer propósito que possa imaginar, e a carga de trabalho seria assustadora.

Em suma, a equipa dos EAU tinha um foco, e esse foco era em correr algo que se comportasse exactamente como qualquer tipo de Amiga que se pudesse pensar. A facilidade de utilização não era, tanto quanto sei, uma consideração.

Comunidade fracturada

Os emuladores são geralmente moldados, pelo menos até certo ponto, pelo feedback da comunidade. Hoje, a comunidade Amiga continua a) invulgarmente zelosa e b) investida em diferentes ideias sobre o que o futuro do Amiga deve ser.

O Amiga recebeu algumas actualizações notáveis nas últimas duas décadas. Houve placas aceleradoras PowerPC, novas versões do SO, hardware open-source, uma arquitectura totalmente nova inspirada no AmigaOne, vários sistemas operativos inspirados no Amiga, e a placa aceleradora Vampire 2. Tudo isto são coisas espantosas, no entanto não é exagero dizer que todos eles têm os seus próprios detractores virulentos. Para alguns puristas, mesmo as arquitecturas AGA ou ECS representam divergências em relação à pureza da visão original do Amiga.

Este seria naturalmente um factor quando se tenta criar o emulador perfeito. Quando a sua clientela é largamente definida por uma recusa em concordar com o que o Amiga deveria ser, seria difícil moldar a IU após padrões de utilização comuns. Imagino que os programadores podem muito bem ter acabado por eliminar uma estrutura global a favor de apenas colocar todas as opções possíveis em.

Requisitos legais

A emulação do Amiga requer algum software proprietário. Como as ROMs Kickstart são de propriedade da Cloanto, você precisa extrair um arquivo ROM de sua própria máquina física, ou pagar dinheiro à Cloanto. Sem um arquivo Kickstart para uma máquina específica, a emulação não vai funcionar.

Esta deve ser uma questão simples, mas ocasionalmente eu tive problemas notáveis para conseguir que algumas configurações de Kickstart funcionassem.

Again, o acima é mera especulação. Eu ainda não emulei quase o suficiente outros sistemas para poder determinar de forma conclusiva a verdadeira razão.

Entretanto, no entanto, eu recomendaria a qualquer pessoa frustrada com o estado dos EAU ou da interface de usuário do FS-UAE que usasse o pacote Amiga Forever (infelizmente ainda não disponível no Mac), ou se você estiver se sentindo um pouco mais aventureiro, emulando um A1200 com WHDLoad em FS-UAE.

De Debarath

Como modificar uma tela de login do Windows 8.1/ 10 para se parecer com estas :: O que torna os chips baseados no ARM relativamente eficientes em termos de energia, e qual é o compromisso para o consumo de energia?