O que torna os chips baseados no ARM relativamente eficientes em termos de energia, e qual é o compromisso para o consumo de energia?
Há quatro recursos de design que dão aos processadores ARM a maior parte de seu desempenho por watt de vantagem sobre os processadores x86: eles'são mais lentos, menores, passam mais tempo dormindo e don'não têm um monte de cruft herdado para suportar (cerca de 1970). O take-away é que há's menos hardware para gerar calor, mas os binários são maiores.<
- li>eles're mais lentos: Como a operação de baixa potência é geralmente mais importante que o desempenho bruto, podem ser usados transistores de menor velocidade, que oferecem melhor vazamento de corrente e menor tensão mínima. O resultado é uma parte significativamente menor de potência, apesar de utilizar tecnologia de fabricação que fica atrás do x86 moderno por uma geração ou duas.>li>eles're menor: Menos transistores são usados, em parte porque o ARM é uma arquitetura de Computação com Conjunto de Instruções Reduzidas (Reduced Instruction Set Computing - RISC). Isto significa que grandes operações são processadas em pequenos, simples, pedaços, às custas de mais código de máquina (isto não't torna os programadores' vive mais difícil, a menos que eles não't use um compilador). Isto significa que o ARM tem menos peças de uso único que sugam energia enquanto não são usadas, e são menores/menos caras.#li>eles podem ir dormir: Alguns processadores ARM modernos têm um design de núcleo sem relógio; o processador economiza energia ao parar o núcleo até receber instruções para fazer algo (acionado por interrupção, do lado de fora). O X86, atualmente, suporta apenas a redução da freqüência do núcleo para operar em baixa voltagem, e o desligamento das partes periféricas do processador.
- Minimal legacy: O conjunto de instruções é simples, versátil, minimamente esotérico, e provavelmente continuará assim; a extensão do conjunto de instruções é feita através de co-processadores que interagem com a memória.
>br> Para ser justo, os designers do x86 perceberam enormes ganhos de eficiência nos últimos 10 anos, impulsionando o desenvolvimento de novas técnicas para a fabricação de transistores de baixa potência, e adotando um design de núcleo semelhante ao RISC. Os processadores x86 modernos são essencialmente um núcleo RISC em um invólucro de Computação de Conjunto de Instrução Complexa (CISC). O consumo de energia para as futuras gerações de processadores x86 e ARM começará a diferir cada vez menos; o suporte ao legado x86 leva muito pouco tempo; como o ARM está sendo empurrado para competir diretamente com o x86, os níveis de tensão/potência podem migrar para aumentar o desempenho do transistor.
Artigos semelhantes
- O que torna os processadores ARM muito mais eficientes em termos energéticos?
- Por que os processadores ARM são mais eficientes em termos de energia (desempenho/watt) do que os processadores x86?
- Em termos de desempenho por unidade de consumo de energia, qual arquitetura de CPU é melhor, ARM ou x86?
- Porque é que a Samsung continua a usar chips Snapdragon nos EUA quando os seus próprios chips Exynos têm um melhor desempenho em benchmarks?