O que torna os processadores ARM muito mais eficientes em termos energéticos?
A questão da compatibilidade do legado, como destacado pela resposta de Aaron Jackman&apos, é definitivamente uma característica importante das CPUs e SoCs da Intel&apos. Ele é útil para pessoas que precisam rodar programas antigos baseados em DOS, por exemplo, mas ficar com x86 certamente complicou os designs de alguma forma.No entanto, it's é menos problemático do que você pensa: já que o número de transistores em cada processador de última geração dobrou a cada 2 anos (Lei de Moore's), duplicar o conjunto completo de recursos de um dado de 20 anos atrás (10 dobras atrás) só levaria cerca de [matemática]1/2^{10} \Aproximadamente 0.1\%[/math] da área total do dado do dado moderno.
P>P>Posto tudo, apenas uma fração muito pequena do [matemática]^{30}[/math] (~1 bilhão) transistores em um chip moderno são dedicados ao legado compatível com, digamos, 8086 modo real ou 80387 unidade de ponto flutuante baseada em pilha.
O verdadeiro problema é que o ARM tem um enorme avanço em aplicações móveis, então o ARM especificamente coloca um grande esforço em projetos eficientes em termos de energia para aplicações móveis. Sistemas operacionais como iOS e Android, compiladores e periféricos de baixa potência foram todos otimizados para trabalhar com o ARM por muitos anos; não há nenhuma razão convincente para os OEMs mudarem para a arquitetura Intel até que seu custo, desempenho e vantagens de energia se tornem significativos, e mesmo assim haverá uma inércia substancial.* Por outro lado, a Intel tem um enorme avanço nos processadores de laptop, desktop e servidor, e não há razão convincente para mudar para, digamos, microservers ARM.
Basicamente, o ARM tem se concentrado tradicionalmente em projetos de menor potência e menor desempenho, enquanto a Intel tem se concentrado em projetos de maior potência e maior desempenho, porque isso'é o que eles'têm sido capazes de vender com maior rentabilidade. Isso's mudando em ambas as pontas agora.
* Em uma tentativa de superar essa inércia e adotar os SoCs da Intel para tablets e outros dispositivos móveis, a Intel tem vendido alguns com prejuízo ("contra receita") a fim de torná-los mais atraentes para fabricantes de dispositivos sensíveis ao custo: http://www.cnet.com/news/behind-in-tablets-intel-pays-firms-to-use-its-chips Vários desses produtos são excelentes e realmente baratos... claro que posso ser tendencioso :)
Artigos semelhantes
- Por que os processadores ARM são mais eficientes em termos de energia (desempenho/watt) do que os processadores x86?
- O que torna os chips baseados no ARM relativamente eficientes em termos de energia, e qual é o compromisso para o consumo de energia?
- Por que os processadores AMD produzem mais calor do que os processadores Intel?
- Por que a Intel e a AMD não estão fabricando processadores ARM?