Quais são as diferenças entre a arquitetura Sparc e a Intel?
P>I passei vários anos na Sun e vários anos na Intel, e tenho programado x86 a nível de assembler desde 1983, por isso tenho uma grande familiaridade com ambas as arquitecturas. E a minha resposta pode surpreendê-lo: As diferenças arquitectónicas são triviais e cosméticas neste ponto.
As duas arquitecturas sofreram uma "evolução convergente" de modo que as diferenças são bastante desfocadas. Sobre a única que eu posso realmente estar confiante em afirmar é que a Intel é little-endian e a SPARC é big-endian.
A distinção RISC versus CISC é um engano. Os processadores Intel modernos usam um núcleo RISC para as cerca de 70 instruções mais comuns, com microcódigo para executar as raras que quase ninguém nunca usa. Ambas as arquiteturas começaram com conjuntos de instruções bastante enxutas (o Intel 8088 original tinha apenas 156 instruções, menos do que o processador "RISC" da IBM com 183 instruções da mesma época). Ambas aumentaram seus conjuntos de instruções ao longo dos anos, e uma vez que você adiciona uma instrução, você não pode removê-la. Como costumávamos dizer na Intel, "As instruções são como um motel de baratas". As instruções dão entrada. Elas não fazem check out." A Sun adicionou o conjunto de instruções vetoriais VIS, por exemplo; logo depois, a Intel adicionou uma instrução vetorial que era originalmente chamada MMX e agora é chamada SSE.
Originalmente o x86 era um processador de 16 bits e o SPARC era de 32 bits. Mas o x86 tornou-se um processador de 32 bits à medida que evoluiu, e depois de sofrer alguma competição realmente potente por parte da AMD, a Intel mordeu a bala e passou a ser de 64 bits. O SPARC também fez a transição para 64 bits no início dos anos 2000. Assim, não há mais muita diferença lá.
Originalmente o SPARC tinha muito mais registros, chegando a 160. O x86 tinha... seis. Mas a Intel aumentou sua contagem de registros de várias maneiras, e agora ambas as arquiteturas suportam cargas de registros.
Ah, eu tenho isso! O SPARC é aberto, não proprietário, e livre de royalties, mas o x86 não é! Bem, espere, mesmo essa não é completamente verdadeira. Existe uma versão open-source da arquitetura x86. Para ambas as arquiteturas, as implementações realmente boas são altamente proprietárias, então não importa muito que uma versão simplificada da especificação da arquitetura seja completamente "aberta"
Uma é muito mais rápida que a outra? Em 2011, não há muito tempo, o supercomputador número 1 da lista TOP500 foi construído usando chips SPARC feitos pela Fujitsu. E eles também eram campeões mundiais em termos de eficiência energética.
Intel costumava fazer seu ponto flutuante com as instruções e registros do coprocessador "x87", que têm 80 bits de largura para fornecer bits extras para o expoente e mantissa durante os cálculos intermediários. As diferentes respostas resultantes entre as suas respostas e as dos outros causaram tanta dor a todos que o uso de valores temporários de 80 bits é agora denigrado e a matemática do ponto flutuante da Intel é semelhante à do SPARC. Tanto a Sun quanto a Intel odiavam a idéia de adicionar fused multiply-add (uma idéia IBM) em suas respectivas arquiteturas, mas foram forçadas a adicionar suporte a ela, amaldiçoando todo o caminho.
Como eu disse, é uma evolução convergente. Quando uma nova idéia "hot chip" é lançada, é apenas um curto espaço de tempo antes de cada arquitetura estar usando de uma forma ou de outra. SPARC teve execução fora de ordem. O Pentium 4 foi o último chip Intel feito por encomenda e, desde então, eles têm tido execução fora de ordem. Predição da filial? Ambos a têm. Superscalar? Multithreading? Multicore? Sim, sim, e sim.
Existe uma diferença de negócio se não uma diferença técnica: A arquitectura Intel está em 95% a 99% dos servidores actualmente vendidos (dependendo de quem perguntar, porque a definição de "servidor" varia). Esta pode ser a mais absoluta conquista de mercado da Intel, de sempre. Nem mesmo no auge da era Wintel eles tinham tal monopólio virtual em um determinado mercado. O SPARC é uma daquelas pequenas fatias no gráfico de participação de mercado que é muito fino para ver mais. Portanto, em termos de receita atualmente sendo gerada pelas duas arquiteturas, a diferença é enorme. Gostando ou não, grandes centros de dados estão comprando servidores baseados em Intel, quase com exclusão de todas as alternativas.
Artigos semelhantes
- Um Samsung Galaxy Tab S6 Lite pode ser usado em estudos de arquitetura por estudantes de arquitetura?
- Você acha que o ARM vai assumir a arquitetura x86 da Intel, dada a sua rápida melhoria de desempenho e incrível economia de energia?
- Quais são as diferenças entre os processadores U, M, QM, MQ e HQ da Intel a considerar ao comprar um laptop?
- Quais são todos os jogos que posso jogar com Intel HD 5500, 8GB de RAM e um processador Intel i5?