Os diferentes carregadores danificam o aparelho ou a bateria?
Isso é meio mal entendido, porque o "carregador" que você está usando, para telefone e tablets e laptops, esses nunca são realmente "carregadores". O carregador de bateria está incorporado ao seu dispositivo, e corresponde exatamente a essa bateria.
Isso é importante de entender, porque é a razão pela qual você pode usar praticamente qualquer fonte de alimentação que você gosta. A maioria dos chamados "carregadores" são apenas fontes de alimentação USB antigas: o colocado +5Vdc a 100mA, 500mA, 900mA, 1.5A, etc., dependendo das especificidades da fonte de alimentação e do dispositivo que está a carregar. Assim a fonte de alimentação não tem de saber nada sobre a bateria que está a ser carregada. Se ele fornece tanta corrente quanto o seu dispositivo pode usar, você carrega com energia total. Se ele fornecer mais, nada de mais, o seu aparelho só precisará da quantidade de corrente que precisa. Se menos, você carrega mais lentamente. Desde que eles tenham feito uma fonte de alimentação adequada de +5Vdc, seu aparelho está seguro.
A maior parte da variação é se o carregador pode ou não fornecer mais energia para telefones que sabem como carregar mais rápido. Fontes de alimentação mais antigas não entendem a Especificação de Carregamento USB, e não entregam uma carga de 1.5V. A Apple tem protocolos personalizados para solicitar níveis de energia mais altos - é por isso que alguns adaptadores USB, como os que você pode usar em um carro, têm dois conectores USB: um para a Apple, outro para todos os outros. Modelos mais novos não têm, porque eles cresceram o suficiente para descobrir o que está conectado a eles.
Alguns dispositivos, como meu LG V10, suportam o protocolo Quick Charge da Qualcomm, que usa o aperto de mão inteligente entre o dongle de energia e o dispositivo para selecionar tensões mais altas, não apenas correntes de carga mais altas (potência = voltagem x corrente).
Evite o dongle de energia super barata apenas com base no princípio. Não é provável que alguém tenha a intenção de construir um dispositivo que vai falhar em você, mas peças de menor qualidade, necessárias para fazer um dispositivo de menor custo, podem tornar tal falha mais provável. E, é claro, se você estiver se encaixando em uma parede, sempre obtenha um dispositivo com certificação UL nos EUA, marca CE na Europa. Isso é mais para protegê-lo do que o seu telefone.
A excepção é um carregador para uma bateria crua, como os AAs acima ilustrados. Este tipo de unidade de carregamento é na verdade o carregador de bateria completo, e deve ser feito para o tipo específico de baterias que você está usando. As células padrão sozinhas, AAs e esse tipo, tendem a ser um pouco mais genéricas do que a bateria do seu telefone. Mas você também costuma usar carregadores externos para as baterias personalizadas em câmeras e filmadoras. Com estes, é possível encontrar carregadores que ou não carregam totalmente a bateria da sua câmera, ou carregadores que podem não carregá-la de forma ideal, e podem diminuir um pouco a vida útil da sua bateria - é um risco potencial.
Para estes, se você não estiver usando o carregador do fabricante, obtenha um de uma empresa respeitável. Eu uso pessoalmente os carregadores Watson, que possuem um software que se adapta quando você troca a placa adaptadora da bateria e o tipo de bateria. Eu os uso há anos e eles funcionam, nunca com problemas.
Artigos semelhantes
- Porque é que os diferentes carregadores de telemóveis têm pontas de carregamento com formas diferentes?
- Porque é que os cabos USB se danificam tão rapidamente?
- Quais são as aplicações que danificam os telefones?
- Para poder jogar Fire Emblem, teria de comprar um aparelho. Em que aparelho da Nintendo devo investir, e qual o jogo que recomendam?