O que é o marketing na web que o torna superior à publicidade na TV ou na Rádio?
Eu não acho que o marketing digital seja superior à TV ou à rádio, mas tende a ser muito mais mensurável. No entanto, há gradações de mensurabilidade mesmo dentro do cenário digital. A diferença entre Tv/Rádio e digital pode ser descrita como a diferença entre "escala" e "precisão"A derradeira ferramenta de marketing, que não existe com a possível exceção do Google, terá ambas.
Primeiro, perceba - de modo geral - que TV e rádio têm escala, que é a capacidade de atingir uma grande audiência de pessoas de modo eficiente. Pense no Super Bowl. Mas muitas vezes, a TV e o rádio não têm precisão. Eu ouço rádio esportiva. Recebo comerciais para clubes de strip, substituição de testosterona, substituição de cabelo, etc. Não é particularmente relevante para mim (eu não tenho cabelo, mas não me importo em substituí-lo), mas provavelmente relevante para uma seção transversal de seus ouvintes.
Mídia digital, por outro lado, tendem a ter precisão, e geralmente não têm escala (com algumas notáveis exceções no IG, Twitter, Google e FB). No IG eu recebo anúncios de coleiras para cães legais, carteiras inovadoras, e coisas da Polaris RZR. Isto é bem direcionado.
Eu acho que onde as pessoas pulam para "digital é superior" é quando se tenta entender e medir a eficácia de várias mídias.
A eficácia da publicidade na TV ou Rádio tem que ser medida indiretamente. Você procura a exposição (tamanho da audiência) tentando estimar quantas pessoas estão ouvindo ou assistindo, o que chamamos de "classificações"; então você tem que fazer um trabalho bastante sofisticado - mas certamente indireto - para entender se alguém exposto foi consequentemente induzido a comprar. ou seja, como você responde à pergunta, "O anúncio do Super Bowl Budweiser funcionou?"
No digital, por outro lado, muitas vezes - nem sempre - é possível observar diretamente o comportamento de alguém desde a exposição até a compra. Simplesmente, alguém clica no seu anúncio e, em seguida, segue-o para comprar de você. Estes dados ajudam a entender se o anúncio é bem direcionado, se os elementos criativos estão corretos... você pode medir os pontos de entrega nos vários estágios e aprender se o seu site fede, o produto fede ou se o seu anúncio fede.
Eu acho que no mundo em que temos mais e mais dados e usamos esses dados para justificar nossos gastos, mais responsáveis, meios diretamente mensuráveis se tornam mais atraentes. John Wanamaker, uma vez famoso, disse: "Metade do dinheiro que gasto em publicidade é desperdiçado; o problema é que eu não' não sei qual é a metade"
Acho interessante que mesmo quando a TV em particular está se tornando livre de anúncios em duas dimensões - 1) o aumento da TV baseada em assinaturas e 2) as pessoas gravando e encaminhando rapidamente através de comerciais - é interessante que a indústria de publicidade continua a investir em publicidade na TV. Eles não são pessoas burras, o que o leva a acreditar que o meio ainda é bastante eficaz.
Espera que isto ajude!
Artigos semelhantes
- Quais são os pontos fortes e fracos do marketing de mídia social, blogs, rich media, e-mail marketing, SEO e publicidade online?
- Como é que um receptor de rádio converte sinais de rádio, que são claros, em som?
- Em que jogos de rádio divertidos os ouvintes de rádio adoram participar?
- Qual é a qualidade de som do rádio SiriusXM? É melhor que o rádio padrão?