Casa > O > O Que Acontece Se Eu Usar Um Aparelho Coreano De 220V 60 Hz Numa Rede Eléctrica Europeia De 230V 50 Hz?

O que acontece se eu usar um aparelho coreano de 220V 60 Hz numa rede eléctrica europeia de 230V 50 Hz?

Depende - claro - do que é o 'aparelho'.

Se for algum aparelho electrónico moderno e de baixo consumo como uma TV, um gravador de vídeo, um PC, uma impressora, um carregador de telefone, um 'qualquer' carregador, etc. etc., etc., não haverá problema. Eles normalmente têm uma fonte de alimentação em modo de interruptor que pode ser trocada para 110/120 ou 220/230/240V, ou mais comumente hoje em dia, provavelmente aceitam qualquer coisa de talvez 95Vac a talvez 260V, ou pelo menos 240V. Portanto, a voltagem não a preocupará, nem a diferença de frequência.

Se for algo que seja uma carga puramente resistiva, como um globo incandescente, torradeira, aquecedor, chaleira, etc. - geralmente algo cujo objectivo principal é gerar calor - também 'deve' estar bem. Mais uma vez a diferença de frequência não a preocupa e a voltagem extra é apenas mais 4,5%. Os fabricantes não se preocupam (geralmente) em fabricar elementos de aquecimento resistivos nas versões 220 & 230 & 240V. Eles fazem uma versão que é confortável em todas as voltagens.

Queimar mais brilhante e falhar mais cedo em um fornecimento de 230V do que em 220V. Se for uma chaleira, demoraria muito pouco, mas não notavelmente, mais tempo para ferver qualquer volume de água.

Se for algo com um transformador de energia elétrica - cada vez mais raro hoje em dia - então você tem que começar a considerar a diferença de freqüência mais do que a diferença de voltagem. Como dito anteriormente, a diferença de tensão é inferior a 5% de aumento. As autoridades de alimentação elétrica normalmente tentam manter a tensão de alimentação em sua casa em cerca de (mais ou menos) 5 ou 6% do valor NOMINAL, mas variações de 10% ou mais não são incomuns. Portanto, o fornecimento Nominally '220 volts' na Coréia poderia facilmente alcançar 230V e ainda estar dentro dos limites especificados e aceitáveis da autoridade de fornecimento.

No entanto, a freqüência mais baixa da rede elétrica européia PODE preocupar o transformador de energia. Se foi projetado especificamente para operação a 60Hz, a 50Hz não será tão eficiente e funcionará mais quente - e, portanto, será suscetível a falhas prematuras. Mais uma vez, dependendo do design, ele pode não fornecer energia suficiente para atender às necessidades do aparelho.

Dito isto, a fabricação hoje em dia está cada vez mais 'globalizada'. Os fabricantes podem nem sempre saber onde seus produtos irão parar, e falhas e devoluções de garantia são ruins para os negócios, para a reputação e para o resultado final. Muitos transformadores hoje em dia são especificados para funcionar em redes de 50 ou 60Hz. E, como já foi dito, estão sendo usados cada vez mais raramente, com o advento & ubiquidade das fontes de alimentação do modo switch.

Finalmente, se o seu aparelho tem um motor ac, como um motor de indução, a diferença de frequência muda as coisas. Se tiver um motor de corrente contínua, ele será cuidado por outros circuitos no aparelho.

Toma por exemplo uma mesa giratória (para discos de vinil. Lembra-se deles?) com um motor ac síncrono projetado para a rede elétrica de 60Hz. Na alimentação de 50Hz funcionará a cerca de 83% da sua velocidade nominal. O seu álbum de 33 1/3 rpm vai tocar a cerca de 27.8 rpm e vai soar 'engraçado'. A sua máquina de lavar roupa ou motor secador funcionará de forma semelhante, lenta e talvez quente. a mesma coisa para a mesa giratória do seu forno microondas. Vai 'funcionar' em maior ou menor grau, mas não é uma boa ideia.

Para coisas como fornos de microondas, frigoríficos, ar condicionado, mais uma vez, 'depende'. Eles são implementados de diferentes maneiras. Qualquer coisa com 'inversor' no nome provavelmente será OK. Se não estiver, pode não estar OK, por razões relacionadas com o motor & transformador acima...

Então, tudo isso é apenas uma maneira muito longa de dizer "Depende". Se você nos disser exatamente sobre qual ou quais aparelhos você está se perguntando, é possível dar uma resposta mais específica.

De Idden Macbeth

Como trocar um dispositivo de 110v para trabalhar com 220v sem um transformador de passo para baixo :: Como converter a alimentação de 50Hz para 60Hz, ou vice-versa