Porque me ensinam matemática tão inútil no liceu?
Às vezes o processo é mais útil que o conteúdo.
Eu ensino Geometria. Rapaz, nós ensinamos muitas coisas inúteis nessa aula. (Claro que nós ensinamos muitas coisas úteis também. Teorema de Pitágoras, trigonometria básica, área, volume, etc) Nós ensinamos sobre as propriedades de um trapézio. Ensinamos sobre a inscrição de um círculo dentro de um triângulo. Você nunca vai usar isso. (Há pessoas que já usaram e usarão isto, mas são poucas e distantes.)
Tudo isso dito, a aula de Geometria serve a vários propósitos. Ela ajuda o raciocínio visual-espacial. Dá uma oportunidade aos alunos que acabaram de aprender álgebra de praticar a sua aplicação a uma situação. Dá a oportunidade de aperfeiçoar o raciocínio indutivo e dedutivo. Quem disser que não precisa de raciocínio indutivo e dedutivo é um mentiroso. É como ir ao ginásio para o teu cérebro. Você está realizando uma tarefa inútil em nome da auto-melhoria.
Freqüentemente como professores nós privamos os alunos do processo de focar em conteúdos muito esquecíveis. Os alunos absorvem, regurgitam e esquecem sem ter trabalhado nenhum dos músculos do cérebro que precisam ser fortes na idade adulta.
"Eu nunca usarei isto" é muitas vezes uma profecia auto-realizada.
Quando eu recebo a pergunta "quando eu vou usar isto" eu quero responder, "Bem, você provavelmente nunca vai usar isto". E eu estarei certo uma grande percentagem do tempo. Aqueles que odeiam matemática encontram formas de a evitar. Quanto mais adultos eu conheço, mais me surpreende como as pessoas são boas em evitar usar a matemática se não quiserem. Estas são pessoas inteligentes e algumas delas passam muito bem.
>p>Eu, por outro lado, sei muito de matemática, e adoro. Eu entendo como e quando usá-la. Não só uso muita matemática, como procuro oportunidades para usar a matemática.Sinto que aqueles que têm martelos vêem mais pregos, aqueles com chaves de fendas vêem mais parafusos, e aqueles com chaves de fendas vêem mais parafusos. Procuramos problemas que possam ser resolvidos com as ferramentas que temos e evitamos os problemas com as ferramentas que não temos.
Mas é o seguinte. Você terá uma vida cheia de pregos, parafusos e parafusos. Você não quer todas as ferramentas que você pode obter?
Não temos tempo para ensinar aplicação.
Matéria é tudo sobre abstração. O legal sobre ele é que é uma tela em branco e você pode usá-lo em uma variedade de situações. Infelizmente, muita gente olha para aquela tela em branco e não vê nenhuma aplicação.
Problemas de aplicação são confusos e difíceis de escrever. Algumas vezes eles requerem suposições, outras vezes requerem um grau de conhecimento prévio que os alunos simplesmente ainda não possuem. A aplicação requer muito tempo em aberto que nós simplesmente não nos permitimos. Eu sou um grande defensor de ensinar menos, e aprofundar as disciplinas que são deixadas.
Inútil para jovens de 16 anos não é necessariamente inútil.
Outra coisa frustrante é que os alunos não percebem o quão relevantes e importantes certas aplicações são. É difícil convencer alguém que pensa que vai ser uma estrela do futebol de como as planilhas são incríveis e como a álgebra é importante para entender como usá-las. Nós sempre fazemos projetos de orçamento, e para um aluno que nunca teve um emprego ou um pai que ensina o valor do dinheiro, esses projetos parecem apenas mais uma folha de trabalho.
As pessoas não percebem que suas aulas de ciências são aulas de matemática.
Sério, meus alunos ficam surpresos que eu possa fazer seus deveres de química e física. Claro que posso. É só matemática aplicada.
Você aprende coisas inúteis nas suas aulas de ciências? Provavelmente, mas isso leva-me ao meu último ponto:
Por vezes esquecemo-nos de ensinar a grande ideia, o que é mais útil do que ser capaz de calcular a resposta a um problema específico.
Isto é 100% culpa do sistema educacional. Os problemas de cálculo são fáceis de encontrar. Fácil de medir resultados a partir de. Eles dão uma sensação de sucesso a curto prazo que é fácil de ver.
Mas a longo prazo, muitos desses problemas de cálculo simplesmente não são importantes, enquanto grandes idéias são muito aplicáveis, mas muito difíceis de avaliar. Deixamos aos alunos a sensação de que o propósito da matemática são estes cálculos e não estas grandes ideias
O meu conselho? Aguente firme. Aprenda o material. A aplicação virá, e às vezes não virá. Mas vale a pena o seu tempo.
Artigos semelhantes
- Quais são as melhores aplicações de jogos de matemática no Android para quem é fraco em matemática?
- Porque é que um finalista de liceu escolheria Yale em vez de Stanford?
- Porque é que o Super Saiyan 3 Goku é tão inútil?
- Porque é que os cientistas criam uma tecnologia tão "inútil" como o ecrã táctil no teclado de um telemóvel?