Como fazer minha voz soar como uma menina (e ser convincente)
Eu costumava ajudar uma amiga reservando seus vôos de avião, e eu tinha sua permissão para "ser ela" quando eu liguei. Ela meio que a cavou. Ela me deu todas as informações necessárias que a companhia aérea pediria para me identificar como ela, e depois de provavelmente pelo menos 30 vôos reservados, quem "eu era" nunca foi questionado. Devo acrescentar, eu nunca estava tentando especificamente "ser ela", mas apenas ser aceita como mulher, e também ser incrivelmente educada e agradecida, pois, se minha amiga alguma vez precisasse ligar para a companhia aérea, os representantes da companhia aérea já teriam tido uma experiência positiva com "ela", para preparar o caminho para uma experiência positiva para a verdadeira "ela", mais tarde.
ANYWAY, eu sou um ator (a maioria dos comerciais), e o que você eventualmente aprende depois de fazer o suficiente é que fingir não funciona; você tem que "ir lá", seja emocionalmente, fisicamente, comportando-se, o que for.
Então, nesse caso, claro, eu iria falar um pouco mais alto, mas eu não precisava me preocupar muito com isso porque eu meio que encontraria minha fêmea interior e a deixaria falar.
Isso parece woo-woo, mas eu só quero dizer que eu me identificaria, naquele momento, como fêmea. (Irmãos e irmãs transgêneros, explicarei em um momento.) Eu soltaria o macho de mim mesmo e me tocaria na fêmea, ou pelo menos nas qualidades femininas do meu macho. Eu não sei exatamente o que estava acontecendo; eu apenas sei como se sentia. Parte era mímica, mas foi além disso para uma parte de mim que entendeu porque eu sentia que precisava falar do jeito que falava e também queria falar do jeito que falava, para conseguir o que precisava. E, sinceramente, gostei. Como, eu já perguntei às mulheres se elas gostam de ser mulheres, porque às vezes eu consigo pensar sobre isso sendo realmente difícil, e as que eu perguntei (não muito) sempre sorriram calorosamente para a pergunta e disseram sim, elas estão felizes e gostam de ser mulheres.
Não quero insultar ninguém que seja transgênero, então deixe-me dizer que não pretendo entender como isso é; só quero dizer que acho que todos nós somos capazes de nos identificar, em algum nível, com o sexo oposto se nos permitirmos estar abertos a isso. Não estou dizendo que identificar em algum nível é o mesmo que entender ou ser esse sexo ou identificar-se totalmente. Mas, ei, talvez se todos estivéssemos abertos à idéia e a experimentássemos de vez em quando, poderíamos ser menos julgadores do sexo oposto ou da comunidade LGBTQ ou o que quer que seja.
Mas eu divago. Soando como uma garota. Eu não posso te guiar exatamente pelo que você precisa fazer para chegar ao lugar onde eu cheguei, pois tenho certeza de que havia dezenas de coisas que acabei fazendo - mudar a inflexão, mudar minha atitude, adotar uma energia mais receptiva ao invés de penetrante, gostar de se identificar como mulher, dizer "muito obrigado", muito mais, etc.-mas eu posso meio que te dar a sensação.
Era como se, tudo o que eu pudesse fazer para gozar com uma mulher ou gozar com ela (como se eu estivesse a namoriscar e estivesse a voltar às tácticas da escola primária - concordo, não é a melhor abordagem, especialmente em meados dos meus quarenta anos), eu provavelmente estava a fazer essas coisas mas menos toda a ironia e substituindo-a com total sinceridade; eu realmente iria lá.
E eu odeio quando as pessoas fazem a coisa "se você tivesse uma arma apontada à sua cabeça" para fazer um ponto de vista, mas aqui vou eu: é como, se alguém tivesse uma arma apontada à sua cabeça e dissesse, você precisa pedir estes bilhetes de avião como esta mulher e ser totalmente convincente ou você está morto, você iria encontrá-la.
É também como ver Jamie Foxx jogar Ray Charles. Há muitos impressionistas por aí no mundo, e alguns são incríveis. Mas se você vê Jamie Foxx como Ray, ele não está apenas fazendo uma impressão ou imitação, ele está se identificando com Ray Charles. Ele tem os maneirismos e a voz baixa, claro, mas é como se ele pudesse sentir de onde esses maneirismos vêm de dentro de si mesmo porque ele se abriu para isso e quer ser capaz de pelo menos tocar o que é e foi ser ele, ser outro ser humano, com o propósito de compartilhar sua notável história com o mundo.
É tudo o que tenho. Não sei mais como dizê-lo. Não era vida ou morte para mim, mas era importante para o meu amigo na época, e eu realmente gostei muito como um exercício como ator, por como isso encantou meu amigo e por como eu consegui me abrir para outra parte da experiência humana e ganhar alguma empatia, para botar.
Artigos semelhantes
- Que software pode fazer sua voz soar como outra pessoa (não apenas o macho/fêmea que faz a mudança de tom)?
- Como ter uma discussão convincente sobre a existência de Deus ao falar com meus amigos ateus/científicos
- Como voltar a ser quem eu costumava ser, a menina que passava a noite toda acordada a ler debaixo das cobertas com uma lanterna
- Como soar como um adolescente