O que é ética?
Éticas são as regras criadas por um grupo para que você seja um membro em boa situação desse grupo em particular. Cada grupo diferente tem a sua própria "ética"
A "ética" do bando de motociclistas Hells Angels é marcadamente diferente da ética da Ordem dos Advogados Americana!
As pessoas frequentemente confundem "ética" com "moral". A ética é um sistema de valores que impulsiona o comportamento mas é categoricamente diferente da moralidade ou "moral". Essas são diferentes categorias de motivações que impulsionam ou restringem o comportamento. Ambos os termos estão relacionados a "valores", então vamos discutir "valores" primeiro.
"Valores" são o que um indivíduo tem que informa o seu processo de tomada de decisão. As coisas que um indivíduo "valores" serão únicos para esse indivíduo e serão baseados na sua educação e ambiente. Em um ambiente de empreendimento criminoso, um "valor" pode ser um segredo absoluto e nunca bufar para as autoridades. A Máfia consideraria que um "valor" de alta prioridade dessa organização, cuja violação provocaria a punição mais severa.
Algum valor dinheiro e poder sobre as pessoas.
Algum valor liberdade das regras sobre o dever.
It's uma preferência individual.
Cada indivíduo tem seus próprios "valores" que podem, ou não, ser decentes e bons valores. Jeffrey Dahmer, o assassino em série, fervia e comia as suas vítimas. Esses eram os seus "valores". Os seus valores são informados pelo sistema de crenças de um&apos. Se o seu sistema de crenças é distorcido, também serão os seus "valores".
Todos nós conhecemos muitas pessoas com valores malucos e distorcidos. Nós costumávamos chamá-las de doentes mentais. Agora honramo-las porque quem's para dizer quem's os valores são maus? Se você não tem padrão, então qualquer coisa é aceitável.
"Ética", no entanto, são as regras ALTAMENTE ESPECÍFICAS adotadas por um determinado grupo ou profissão. O que é "ético" pode ou muitos não se equiparar aos valores de um indivíduo's mas, para ser um membro em boa posição desse determinado grupo, você deve concordar em aderir à ética desse grupo a fim de participar. Qualquer comportamento contrário é "antiético". Pode ser a "ética" de uma determinada organização que você tenha que usar uma camisa vermelha o tempo todo.
Um exemplo de "ética" seriam as regras que regem a conduta dos membros da profissão jurídica. Estas regras são únicas para a profissão. Manter CONFIDENCIAL o cliente' é uma regra a que todos os advogados devem obedecer. Portanto, por mais suculenta que seja uma história, um advogado não pode repeti-la, nem mesmo em tribunal sob intimação.
Esta ética de "confidencialmente" está em tensão com a ênfase de hoje's na "transparência"
"Ética" não se aplica fora do grupo. Se um não membro aprende uma história de fofoca suculenta, ele ou ela é livre para contar para o mundo inteiro. Eles não estão vinculados ao sigilo. Porquê? Porque as regras da ética só se aplicam dentro do grupo. O grupo só pode punir os seus próprios membros por violarem as regras éticas. A pior punição é expulsar o membro do grupo (seja temporariamente por suspensão ou permanentemente por término da filiação ou licença).
Moralidade, é algo completamente diferente. A moralidade não surge de um consenso do grupo ("ética") ou de "valores" individuais."
Moralidade, é algo que surge de uma fonte objetiva. O mais óbvio é ser um Ser Supremo (isto é, "Deus") que impõe à sua Criação certas regras desejáveis para viver a fim de se darem bem uns com os outros. Um exemplo perfeito de moralidade seriam os Dez Mandamentos. Estas são leis, dadas por Deus a Moisés, para que o povo judeu possa viver. Os cristãos, também, aceitam esta "MORALIDADE". Outros não aceitam, escolhendo criar sua própria "moralidade"
Os cristãos argumentam que a existência de um núcleo de MORALIDADE OBJETIVA através de várias culturas e períodos de tempo aponta fortemente para um "legislador objetivo" fora do tempo e do espaço e é, portanto, usado como argumento para a existência de Deus.
Que, em poucas palavras, é a diferença entre valores, ética e MORALIDADE.
Moralidade transcende tanto os valores quanto a ética. Pode ser seu valor matar seu filho por nascer, pode até ser ético pelas regras (legais) da sociedade' mas nunca será moral.
Pode ser legal (em alguns países) torturar e espancar pessoas sob custódia, mas NUNCA SERÁ MORAL!
Era "ético" na cultura nazista torturar e rebaixar os judeus (e tomar seus bens e obras de arte) mas isso nunca é "moral"
Se a moralidade não é OBJETIVA, então todo ser humano é livre para criar sua própria moral (algo que estamos vendo hoje). O problema com isso é que acabamos com uma grande variedade de idéias do que constitui "certo" versus "errado"
MORALIDADE deriva de uma fonte objetiva externa e é revelada à humanidade enquanto valores são individuais e ética são nossas próprias regras que criamos porque gostamos deles.
ÉTICA são apenas as regras que são impostas por um grupo de indivíduos que você deve seguir a fim de fazer parte desse grupo.