Porque é que a realidade virtual e os jogos de vídeo de imersão total têm sido lentos a evoluir?
VR tem sido lento a evoluir por uma série de razões. Má qualidade de exibição, interfaces tácteis (touch feedback), e também as simples razões pelas quais é difícil de fazer e a procura não'ainda não parece viável.
Mas há tecnologia viável no horizonte muito próximo. Lembra-se de John Carmack? Ele criou o Wolfenstein, Doom, e foi o pioneiro do atirador em primeira pessoa, o que a maioria dos jogadores hoje em dia consideraria o ápice da nossa actual experiência de realidade virtual doméstica.
Bem, Carmack está agora investido numa empresa chamada Oculus para criar um headset virtual de visão completa chamado Rift. (Oculus VR | Oculus Rift - A Virtual Reality Headset for Immersive 3D Gaming). Ele construiu uma versão do seu último jogo RAGE para trabalhar exclusivamente com esta interface. Se alguém pode trazer a experiência da primeira pessoa para um campo de visão completo de fones de ouvido, ele's é o antepassado do gênero. Aqui's uma revisão recente do protótipo: (Oculus Rift at CES: Bigger Screen, Lower Latency)
>br>Revante aos detalhes da pergunta, o revisor até diz "É como cada cena de RV de cada filme de ficção científica 90′s, exceto que desta vez parece bom e seus movimentos são executados corretamente""
Tambem inovando este ano é o controlador Leap Motion, uma interface livre de toque para interagir com os monitores. Embora este won't forneça o feedback táctil necessário para uma verdadeira imersão virtual, permitirá algumas interfaces mais fluidas uma vez que o nosso pulso de rato já não precisa de funcionar como o seu 'neck'. Quando você'está livre para olhar ao redor com sua cabeça usando um fone de ouvido VR, suas mãos podem estar fazendo gestos complexos no ar na sua frente.
>p>
>br>amb>ambas estas tecnologias são independentes de plataforma, e funcionarão com qualquer dispositivo que possa usar USB e HDMI, e tem drivers para trabalhar para eles. Consoles como o OUYA já estão planejando suportar esses dispositivos.
Tudo isso pode ser feito a partir do conforto de sua cadeira, sem a necessidade de se exercitar fisicamente demais.
Ainda, as pessoas vão falar sobre preferências e mercados e outras coisas que são faladas quando uma tecnologia disruptiva é introduzida. Mas eu estou colocando meus chips que uma vez que esses dois dispositivos chegam ao mercado e funcionam como uma prova sólida de conceito, nós'veremos muito mais desenvolvimento nessa área para a próxima década.
Artigos semelhantes
- A que distância estamos da realidade virtual de imersão total?
- Que headset de realidade virtual regular tem as melhores lentes para a melhor experiência de imersão imersiva?
- Quando devo usar "tem sido", "tem sido" e "tinha sido"?
- Se você abrir qualquer aplicativo que não seja de Realidade Virtual no Oculus Rift ou no Samsung Gear, eles ainda aparecem como Realidade Virtual?