Casa > Q > Qual É A Principal Finalidade De Um Conector Usb 3.1 Reversível Tipo C Em Um Laptop?

Qual é a principal finalidade de um conector USB 3.1 reversível tipo C em um laptop?

main-qimg-abcf7b5667478f19ccd0d9c3ada01a33.webp

USB Tipo C é apenas um novo conector USB, que pode substituir tanto os conectores Tipo A normalmente encontrados em laptops e PCs ou a porta Tipo B normalmente encontrada em outros equipamentos. Por si só, ele só garante uma porta USB.

E esse é o principal uso: conectar um periférico, a mesma finalidade que o USB sempre teve. E dado que as portas USB Type-A sempre tiveram alguma capacidade para carregar telefones e mesas, é certo que as portas USB Type-C farão isso pelo menos também. Talvez seja melhor... ler em.

O Mar de Especificações USB

O pessoal do USB sabe que o USB está a ficar um pouco envolvido. Para ajudar aqui - talvez - eles estejam definindo todas as coisas novas independentemente de todas as outras coisas novas. Assim, enquanto os conectores, etc. costumavam fazer parte das especificações USB 1.0, USB 1.1 e USB 2.0, hoje em dia eles estão definindo conectores, energia, etc. como coisas separadas.

main-qimg-07a17171beebaaf7c59ff56c002acc1d-mzj

Então uma especificação USB completamente separada que também é suportada no conector Type-C é o USB 3.1, que é ou 5Gb/s (anteriormente chamado de USB 3.0, agora chamado USB 3.1 Gen 1) ou 10Gb/s (chamado USB 3.1 Gen 2. Você pode (e pode precisar) identificar portas e conectores com base nos vários logotipos ou símbolos USB, já que você precisa de cabos melhores para versões mais rápidas do USB, mas é inútil se seus PCs ou dispositivos não usarem as velocidades mais rápidas.

O pessoal do USB também chama o novo modo USB 3.1 de "Superspeed" ou às vezes de "SUPERSPEED". No entanto, isto fica um pouco estranho em si mesmo. Você deve chamar ao USB 3.1 Gen 1 "Superspeed USB" e ao USB 3.1 Gen 2 "Superspeed USB 10 Gbps", o que eu suponho que está deixando espaço para uma versão mais rápida em um ano ou dois. Entretanto, como você pode ver no logotipo, eles também chamam a Geração 2 de "SUPERSPEED+". Mas aparentemente você não deve usar esse termo a menos que você seja um desenvolvedor. O pessoal do USB afirma oficialmente que "SUPERSPEED+" não é suportado para estar em qualquer documentação "voltada para o consumidor". Excepto, ao que parece, o seu próprio logotipo.

main-qimg-1f39169f56787b781e9049d50df1abd8-mzj

Uma especificação USB completamente separada que também é suportada no conector Type-C é a especificação USB Power Delivery. Você deve ser capaz de dizer com base no logotipo de fornecimento de energia (a bateria estilizada sob os logotipos USB normais). Isto permite que diferentes tensões sejam usadas sobre USB (a porta USB padrão fornece 5Vdc, enquanto que o Power Delivery permite uma negociação entre dispositivos que resulta em até 20Vdc). Além disso, os cabos tipo C USB contêm uma ROM de identificação que descreve suas propriedades. Assim, enquanto um cabo Type-C padrão é necessário para transportar corrente 3A (o dobro do padrão Type-B), o que resultaria em 60W a 20Vdc, alguns cabos podem transportar 5A, produzindo 100W a 20Vdc. Assim, é possível que os portáteis que implementam este padrão sejam carregados através da porta USB, como fez a Apple no seu 12″ Macbook (reduziu a E/S para uma única porta USB Type-C).

Dispositivos que implementam o Fornecimento de Energia USB (que, mais uma vez, não é uma parte garantida do USB Type-C) também têm uma nova capacidade: a direcção do fluxo de energia não é fixa. Obviamente, se você tem um dongle de energia apenas para carregar, a energia sempre vai do dongle para o dispositivo. Mas quando você conecta um cabo Tipo A em uma extremidade e um Tipo B (o alvo) na outra, o dispositivo na extremidade Tipo A (o host) sempre fornece a energia, se houver uma transferência de energia (eles podem solicitar energia do dispositivo Tipo A ou usar uma fonte de alimentação separada). Com o fornecimento de energia, a energia é agora uma negociação separada... um dispositivo host pode ser alimentado ou carregado a partir de um dispositivo alvo.

Modos Alternativos USB

E, ainda mais divertido, o USB Tipo C também pode suportar um conjunto expansível de "modos alternativos". Você tinha um modo alternativo com Mini-B ou Micro-B tipo USB que a maioria das pessoas provavelmente não conhecia: MHL (Multimedia Home Link). Se você conseguir um cabo com um conector USB Micro-B em um e um conector HDMI/MHL no outro, há pelo menos uma porta HML na maioria dos novos televisores, e praticamente todos os telefones Android podem ser conectados a uma TV desta forma e exibidos no seu 70″ ou em qualquer tela. Isso é chamado de "modo alternativo" porque os sinais MHL substituíram os sinais USB.

Conectores Tipo-C na verdade têm alguns sinais sobressalentes (parte de toda essa coisa dos "plugs-in-e-way", e se necessário, eles também podem render seus pares de sinais USB 3.1 (quatro fios) para outros usos. Assim, algumas portas Type-C também oferecem modos alternativos HDMI/MHL. Algumas oferecem DisplayPort. Alguns oferecem a interface Intel Thunderbolt (que todos pensam ser da Apple, e a Apple colaborou um pouco, mas é realmente uma especificação Intel).

main-qimg-2af6f24ffb9785f51ad348ae34bc4595.webp

Na verdade, o Thunderbolt 3.0 é definido como sendo um modo alternativo em um conector USB Type-C. O que significa que, em teoria, cada dispositivo Thunderbolt 3.0 também será um dispositivo USB 2.0 e talvez também USB 3.1 (pelo que eu fiz a partir das especificações, as portas USB Type-C têm que carregar pelo menos USB 2.0, incluindo energia, mas eles não são obrigados a carregar mais nada). A capacidade dos cabos Type-C USB conterem ROMs ID é crítica, porque o Thunderbolt não funciona sobre um cabo Type-C USB, tem de ser uma versão Thunderbolt especial de um cabo Type-C USB, que parece idêntico a não ser talvez um pequeno logótipo "Thunderbolt" nos conectores.

Em suma, isto vai ser confuso, e não apenas por um bocadinho. É esperado que os novos chips do sistema Intel incluam o Thunderbolt e toda a lógica interna necessária para implementar o Thunderbolt nas portas Type-C. Mas ainda vai ser confuso... quantas portas Type-C no seu laptop ou desktop também suportariam o Thunderbolt. Portas específicas ou apenas um número total? E o DisplayPort ou HDMI em um desktop, dado que os gráficos estão totalmente em outra placa? Nós nerds não vamos ficar muito confusos, mas sim os consumidores. Sim, eles vão ficar confusos.

De Gregoor

Numerologia: O quê, 12:34 significa que eu vejo isso o tempo todo? :: Sempre que vejo a hora, mostra-me sempre a hora exacta como 12:00, 1:00, ou 3:00. Qual é a razão pela qual isto acontece comigo todos os dias?