Qual é a sobreposição entre a lógica formal e informal?
Lógica formal é um sistema de representação perfeitamente definido. Postulados, elementos simbólicos, axiomas, lógica formal é o equivalente psíquico de um sistema físico, composto de condições iniciais, elementos e suas leis interativas. A lógica formal é, portanto, uma ferramenta particularmente apreciada pelos cientistas e outros pensadores que procuram compreender melhor a realidade material.
Realidade psíquica e humana não são constituídas por sistemas tão bem definidos. As linguagens que a descrevem utilizam uma lógica informal, na sua imagem: as condições iniciais são aproximadas, os elementos humanos são diferentes, as regras interactivas são confusas. Muitas soluções são possíveis.
A sobreposição entre a lógica formal e informal é portanto procurada na fronteira entre suas habilidades na realidade, e a razão desta transição.
A transição é gradual e vem da surimposição de níveis de complexidade. Os sistemas gradualmente perdem definição, um nível após o outro. Para que nossas representações continuem a se assemelhar a esses sistemas, elas devem ser difusas, aproximadas.
Ficar realista significa passar do formal para o informal. Isto é uma necessidade para manter um universo monístico e fazer sem misticismos.
A sobreposição é de facto total. Uma tonalidade informal liberta a lógica do material quando este está bloqueado. Uma tonalidade formal ajuda a lógica intuitiva da mente a entender seus próprios mecanismos.
Artigos semelhantes
- Quais são alguns exemplos comuns de comunicação formal e informal?
- Qual é a explicação formal para que um modelo adversário como um ataque de um pixel funcione contra a rede neural?
- Devo demitir-me sem uma carta de oferta formal em mãos?
- Posso começar com 'espero que você esteja indo bem' em um e-mail formal?