O telemóvel pode ser sintonizado para comunicar directamente com outros telemóveis próximos?
Como um aparelho de rádio, um telemóvel pode tecnicamente comunicar com qualquer outro aparelho na mesma frequência. Como uma rede peer-to-peer, isto é o que o Bluetooth efetivamente faz.
Em uso normal, um mastro de telemóvel regista o seu telemóvel como estando presente localmente. Quando você faz uma chamada, ele pega os dados do rádio e encapsula (via ATM) o sinal em algum outro meio (geralmente uma rede física de backbone). A rede então encaminha o sinal para o ponto final correto com base em como o número de recepção se registrou com as estações rádio-base ao redor.
Com um modelo peer-to-peer, os telefones poderiam falar diretamente uns com os outros e nada disso seria necessário. No entanto, muito do que a rede faz seria perdido, o mais útil provavelmente seria a identificação. Em uma rede telefônica peer-to-peer não haveria uma maneira nativa de identificar outros nós (telefones) na rede. Uma maneira de fazer isso seria que todos os nós de uma área transmitissem seu identificador (poderia ser um número) para qualquer pessoa dentro do alcance. Outra seria manter algum tipo de diretório compartilhado universal, mas isso seria impraticável por muitas razões.
É interessante imaginar uma rede móvel peer-to-peer onde as chamadas "ricocheteiam" entre nós até atingir o ponto final correto. Mas os problemas começam a aparecer rapidamente.
Latência seria um problema significativo. Há um limite confortável de atraso quando se tem uma conversa telefônica, como qualquer pessoa que tenha falado em um telefone via satélite irá atestar. Assumindo que temos uma rede peer-to-peer que resolveu os problemas não triviais de identificação e encaminhamento descentralizados, fazer uma chamada significaria mais partes envolvidas, quanto mais longe a outra parte estiver (por causa disso, let's assumem que a grade de usuários está uniformemente espaçada pelo mundo). Se cada nó adicionasse um conservador 20ms ao tempo gasto para retransmitir o sinal (mais o tempo gasto para o sinal realmente viajar, que seria menos direto), então dentro de um número bem pequeno de lúpulos, o limite geralmente aceito de 150ms será excedido. Isto assume que a faixa de freqüência de um telefone celular é a mesma que a usada atualmente.
A razão disto é't um problema com as implementações mais reconhecidas de uma rede peer-to-peer (como bittorrent) é porque não há necessidade de dados de baixa latência em tempo real.
Você poderia conseguir isso com multicast - mas multicast é inerentemente unidirecional, tornando-o inútil para uma conversa telefônica tradicional.
Obviamente, você poderia fazer todo tipo de coisas para aumentar o alcance do telefone, e diminuir a latência, mas isso teria efeitos sobre o consumo de energia, portabilidade, sem mencionar o problema de todas as conversas peer-to-peer em um espectro de rádio limitado.
Então a resposta para saber se um telefone celular está sintonizado para se comunicar com outro telefone, é sim. Você teria então um walkie-talkie útil. Uma rede de telemóveis peer-to-peer é uma besta completamente diferente.
Artigos semelhantes
- É possível hackear dois telemóveis 5G para comunicar directamente sem uma torre de telemóvel?
- Um telemóvel poderá utilizar o GPS sem sinal de rede, bastando comunicar directamente com o satélite?
- Quais são os melhores jogos multiplayer grátis para PC, em que se pode comunicar com outros jogadores online através de um microfone?
- Como é que os telemóveis utilizam as ondas para comunicar?