Casa > C > Como É Que O Google Analisa A Nossa Aplicação?

Como é que o Google analisa a nossa aplicação?

O Google é um mercado para aplicativos Android, que agora atinge um bilhão de pessoas em mais de 190 países, historicamente se diferenciou da rival Apple ao permitir que os desenvolvedores publiquem imediatamente seus aplicativos móveis sem um longo processo de revisão. Entretanto, o Google revelou hoje que, a partir de alguns meses atrás, começou a ter uma equipe interna de revisores que analisa os aplicativos em busca de violações de políticas antes da publicação. E, no futuro, os revisores humanos continuarão a usar aplicativos antes de entrarem no Google Play.

Adicionalmente, o Google anunciou a implantação de um novo sistema de classificação baseado na idade para jogos e aplicativos no Google Play, que utilizará as escalas fornecidas pela autoridade de classificação oficial de uma determinada região, como o ESRB (Entertainment Software Rating Board) aqui na U.S.

De acordo com Purnima Kochikar, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Google Play, o Google vem trabalhando para implementar o novo sistema de avaliação de aplicativos há mais de meio ano. A idéia, diz ela, era descobrir uma maneira de pegar os infratores da política no início do processo, sem acrescentar atritos e atrasos ao processo de publicação de aplicativos. Para isso, o Google tem tido sucesso, ao que parece - o novo sistema realmente entrou em funcionamento há alguns meses, e não houve reclamações. Hoje, os aplicativos Android são aprovados em horas e não em dias, apesar da adição de revisores humanos.

"Começamos a revisar todos os aplicativos e jogos antes de serem publicados - ele é lançado 100%", diz Kochikcar. "E os desenvolvedores não notaram a mudança"

main-qimg-3167314245cfc94b19eb4f51d3431e8f.webp

A razão pela qual a equipe de revisão de aplicativos do Google é capaz de processar submissões de aplicativos tão rapidamente é porque o sistema também inclui um elemento automatizado. Antes de os revisores de aplicativos serem apresentados com os aplicativos, o Google usa software para pré-analisar o aplicativo para coisas como vírus e malware, assim como outras violações de conteúdo. Por exemplo, seus sistemas de análise de imagens são capazes de detectar automaticamente aplicativos que incluem conteúdo sexual, bem como aqueles que infringem os direitos autorais de outros aplicativos.

Google não quis entrar nas especificidades do que é capaz em termos de automação, mas observa que ele pode identificar uma série de violações além da simples inclusão de malware.

"Estamos constantemente tentando descobrir como as máquinas podem aprender mais", explica Kochikar. "Portanto, o que quer que as máquinas possam apanhar hoje, as máquinas fazem. E o que quer que precisemos que os seres humanos pesem, os humanos fazem."

Embora o Google utilize mais processos auxiliados por máquinas na revisão de aplicativos do que a Apple utiliza atualmente, Kochikar admite que, em relação ao seu elemento humano, o sistema do Google pode não ser "tão robusto" quanto os dos "rivais". Ou seja, o Google está tentando equilibrar a capacidade de capturar as violações mais cedo sem afetar o tempo necessário para publicar um aplicativo no seu Android app marketplace.

O novo sistema também significa que os desenvolvedores agora poderão ver o status de publicação do seu aplicativo com mais detalhes, e saber rapidamente se e por que um aplicativo foi rejeitado ou suspenso, diz o Google. No Console do Desenvolvedor, os criadores de aplicativos verão o status de publicação mais recente de seus aplicativos, permitindo-lhes corrigir facilmente problemas e reapresentar aplicativos após corrigir pequenas violações.

New Age-Based Ratings

Além disso, o Google também anunciou outra mudança de longo alcance que afetará todos os desenvolvedores do Google Play em todo o mundo: a adição de um sistema de classificação baseado na idade para aplicativos e jogos. A partir de maio, os desenvolvedores terão que preencher um questionário de conteúdo sobre seu aplicativo antes da submissão, que foi projetado para ajudar a identificar conteúdo questionável e retornar a classificação mais apropriada.

main-qimg-e933c6c2ed54e6ca0d19df43a9f47159.webp

Porque os sistemas de classificação variam de acordo com a região, o Google trabalhou nesta implementação com a ajuda da International Age Rating Coalition (IARC) e seus órgãos participantes, incluindo o Entertainment Software Rating Board (ESRB), Pan-European Game Information (PEGI), Australian Classification Board, Unterhaltungssoftware Selbstkontrolle (USK) e Classificação Indicativa (ClassInd). As regiões que não possuem uma autoridade de classificação específica incluirão uma classificação mais genérica, notas Google.

Isso significa que, nos EUA, os jogos Google Play terão a mesma classificação que você encontraria em um software de caixa, como "Everyone (E)", "Teen (T)", "Mature (M)", etc. As classificações de outros países reflectirão as utilizadas pelas suas próprias organizações ou entidades reguladoras locais. E o recurso de controle dos pais do Google Play será atualizado para permitir o bloqueio dessas novas categorias de classificação.

Até hoje, as classificações de aplicativos no Google eram um pouco problemáticas porque os desenvolvedores eram capazes de atribuí-las sozinhos. No entanto, com as novas classificações baseadas na idade, os desenvolvedores não podem anular a classificação sem voltar atrás e pegar o questionário novamente e editar suas respostas. Além disso, o Google diz que também irá rever as classificações que estão sendo produzidas pelo novo processo, para garantir que os desenvolvedores não estejam tentando mentir no questionário a fim de ajustar a classificação de seu aplicativo ou jogo.

Inicialmente, haverá um período de carência enquanto o novo sistema é implantado, mas no final do próximo mês, ele se tornará um requisito de bloqueio para novas submissões e atualizações de aplicativos. Aqueles aplicativos que permanecerem "sem classificação" poderão então ser bloqueados em determinados territórios ou para usuários específicos, nota Google.

De Cathe Madlock

Posso jogar jogos PS2 no meu PC? :: Que tipo de cabo HDMI preciso para ligar o meu portátil à minha TV?