Casa > S > Se A Luz Azul, A Luz Que A Nossa Atmosfera Filtra, É Perigosa Para A Nossa Visão, Que Temperatura Em Kelvin É?

Se a luz azul, a luz que a nossa atmosfera filtra, é perigosa para a nossa visão, que temperatura em Kelvin é?

A luz em si não tem temperatura. Portanto, não existe uma temperatura para a luz azul.

Existe um fenómeno chamado radiação de corpo negro. Quando um objecto é aquecido, emite radiação electromagnética (luz) cujo espectro cobre uma vasta gama de comprimentos de onda. O nosso Sol emite um espectro de radiação comparável a um objecto aquecido a cerca de 5250 kelvins (5250 K). Esse espectro inclui luz ultravioleta, luz visível e luz infravermelha.

Quanto mais quente o corpo negro que está sendo aquecido, mais curtos os comprimentos de onda da luz que está sendo emitida.

O pico do comprimento de onda na luz que recebemos do Sol tem um comprimento de onda de cerca de 550 nanômetros (550 nm), que passa de amarelo para a porção verde do espectro ROYGBIF. Na verdade é uma cor amarelo-esverdeada para os meus olhos, mas quando a luz solar passa através da atmosfera a luz azul é dispersa para que o meio-dia o Sol pareça amarelado devido aos comprimentos de onda não tão disperso. Mas a luz UV suficiente ainda passa, o que torna o olhar para o meio-dia perigoso.

No início da manhã ou final da noite, a luz solar angula mais através da atmosfera para chegar aos nossos olhos, então mais luz é dispersa, e a maior parte do espectro é avermelhada. Esse efeito de dispersão inceased é ainda mais pronunciado para a luz UV no espectro e é por isso que é seguro observar um nascer ou um pôr do sol.

O que é perigoso para os nossos olhos não é a cor do sol nem a temperatura comparável da radiação do corpo negro, mas sim a presença de certos comprimentos de onda que danificam os nossos olhos. Esses comprimentos de onda estão na porção ultravioleta (UV) do espectro. Os comprimentos de onda da radiação UV são mais curtos do que os comprimentos de onda azuis. A luz UV não danifica as nossas retinas com o calor, ela danifica os tecidos ao alterar as suas moléculas.

O claro, para além do comprimento de onda, a intensidade é outra preocupação nos cuidados com as nossas retinas. Qualquer luz, se intensa o suficiente, pode danificar a nossa visão.

De Akela Orielley

Como é que a luz azul dos telemóveis e computadores afecta o olho humano? :: 3,2 GHz é o suficiente para jogar?