Casa > T > Toda Luz Que É Azul É Considerada A Perigosa Luz Azul?

Toda luz que é azul é considerada a perigosa luz azul?

Com respeito aos seus olhos, qualquer luz brilhante de qualquer frequência é uma má ideia, especialmente a luz laser que se concentra muito bem na sua retina. O vermelho é o menos perigoso, no entanto, uma vez que passa principalmente através de células e sangue - é por isso que você pode ver um ponteiro laser vermelho através da sua mão, mas não um verde ou azul. O infravermelho pode na verdade ser mais perigoso devido aos efeitos de aquecimento. É por isso que os laboratórios são inflexíveis quanto à proteção dos olhos quando têm lasers de dióxido de carbono em uso.

Desde que a luz azul é aproximadamente duas vezes mais energética do que a luz vermelha, é sempre um pouco mais provável que cause danos às moléculas biológicas do que a luz vermelha, mesmo para moléculas no olho que são especificamente projetadas para absorver a luz azul. Mas a sério, é muito importante porque a luz azul não é energética o suficiente para causar danos, excepto como uma probabilidade quântica bastante extrema. A luz violeta extrema fica um pouco mais diciosa. Eu certamente não recomendaria olhar para uma luz violeta brilhante, por exemplo, mas essas são bastante raras de qualquer forma, já que a luz violeta intensa é difícil de gerar quimicamente. (Eu nunca vi uma chama de potássio brilhante o suficiente para ser muito arriscada.) A luz violeta é comum em arcos elétricos, que são de amplo espectro e extremamente perigosos de se olhar.

Ultravioleta, no entanto, é onde muita quebra direta de ligações químicas entra em ação. Mesmo algumas frequências são bastante seguras, como a UVC, que pode esterilizar superfícies mas não consegue penetrar mesmo as camadas mais exteriores da pele ou da córnea.

De Gutow Osborne

Um filtro de luz azul nos monitores de computador protege realmente os seus olhos ou piora-os? :: Por que as telas dos dispositivos digitais emitem luz azul?