O que são operações logísticas?
Logística e operações são duas palavras que são regularmente dispostas em conjunto para terem significados específicos em vários contextos. Consideraremos apenas o contexto mais amplo em suas origens da guerra.
O General Patton odiava o logístico como sendo a única pessoa que podia escapar de dizer-lhe o que não podia fazer; ele era um ouvinte pobre porque sabia que o logístico era cauteloso dentro dos limites da sua ciência. Como um engenheiro, a confiança deles era inversamente proporcional à proximidade dos extremos das tabelas CRC. O General Patton sabia que as guerras eram ganhas para além das margens da previsibilidade - no caos. Em seu tempo os logísticos, meteorologistas e engenheiros se dignaram a ir lá.
Operations Research (OR) e o Nascimento das Operações Logísticas Modernas. A logística surgiu da OR durante a Segunda Guerra Mundial como uma aplicação altamente especializada de matemática bem conhecida de estatísticas paramétricas e não paramétricas para análise, previsão e tomada de decisão.
"A logística é tudo menos o fim pontiagudo da espada". Divorciando as designações organizacionais e funcionais motivadas pela divisão do trabalho, todas as operações são logísticas até o contato real em batalha. Toda a prática de um espadachim é conseguir a ponta da espada no seu alvo ou evitar que o adversário o faça. A verdadeira ambição do piloto de caça não é matar o inimigo, mas manobrar a sua aeronave, através dos vários métodos de gestão de energia, para criar a "resolução do alvo". O piloto com um lenço branco, o soldado Rambo em missão de operações especiais, o médico na sala de operações, o cientista experimental operando um ciclotron, o cantor de ópera no Met, todos realizam logística no sentido mais verdadeiro até o momento do "engajamento"
Esta, claro, é em grande parte uma perspectiva filosófica. Deixo-vos a tarefa de olhar para as várias definições e de ver como elas mudam em vários contextos. Ter a logística definida de forma tão abrangente não tem sentido no sentido prático; mas, devemos, pelo menos do ponto de vista acadêmico, colocar a Logística Operacional (OL) em sua forma adequada para entendê-la.
Apresentar a OL como uma disciplina, precisamos vê-la mais como um saco de ferramentas de várias disciplinas aplicadas à coleta e movimentação de materiais, mão-de-obra e bens de capital para o local certo, na quantidade certa, na qualidade e configuração certas, no momento certo para atingir os objetivos operacionais.
A logística, no sentido mais amplo, é a execução do plano para atingir os objetivos estratégicos na preparação para operações táticas imediatamente antes do engajamento. A estratégia é a nossa avaliação de como podemos posicionar os nossos recursos para ganhar vantagem operacional.
P>Pondo as duas palavras juntas, obtemos uma falsa sensação de actividade em tempo real, de que existe outra parte da logística que não está directamente envolvida nas operações. Alguns desejam fazer essa distinção para fins organizacionais, para divisão de trabalho, para justificar a alocação de ativos com base na imediatismo da necessidade. Isto é bastante arbitrário, portanto, totalmente determinado pelas circunstâncias. Independentemente do cargo, as ferramentas utilizadas são exatamente as mesmas.
Artigos semelhantes
- Quais são as regalias e o salário de um gerente assistente (operações) no DMRC?
- Em termos leigos, o que significa a Gestão de Operações?
- Como é um dia normal no trabalho, como na vida de um gerente de operações?
- O que são bons jogos de FPS que não são "baseados em contracções" e são melhores para pessoas mais velhas com reflexos mais lentos?