Como é um dia normal no trabalho, como na vida de um gerente de operações?
O Sr. Kumar escreveu uma resposta precisa e detalhada. Ele tem claramente uma grande experiência em gestão de operações. O que eu vou acrescentar é alguma dimensão cultural, cultura de operações de manufatura.Early em minha carreira um de meus gerentes, Dave (não seu nome verdadeiro) tinha um desejo de me ensinar. E ele me ensinou. O Dave era um manager de mente dura. Embora eu não gostasse muito do Dave, ainda hoje respeito profundamente o tempo que ele levou para me desenvolver de maneiras que me acompanham desde então.
A cultura de operações de manufatura que aprendi e implementei em várias fábricas nos EUA, Europa e Ásia tem vários parâmetros.
Nosso trabalho não é uma sinecura de 40 horas por semana. Minha semana típica de trabalho era de 55 a 90 horas por semana na fábrica. Isto não conta as teleconferências noturnas ou chamadas do meu chefe nos EUA. Enquanto trabalhava na China eu tinha um motorista (isto era por razões de minha segurança pessoal) e estava sempre lendo e respondendo ao e-mail no carro de e para a fábrica, pelo menos 90 minutos diariamente.
Ser um gerente de operações de manufatura significa entregar os resultados necessários sem falhas. Não nos é permitido chegar atrasados ou errados. Se nos comprometemos com uma data para enviar o produto ou entregar o trabalho a outra pessoa, nós o conseguimos. Se nos atrasarmos devido a circunstâncias externas ou se alguém se atrasar no fornecimento de insumos essenciais, nós movemos o céu e a terra para voltarmos a cumprir o prazo. Se houver problemas de qualidade, nós os consertamos rápida e completamente, e ainda enviamos o produto de alta qualidade a tempo aos clientes. Quando há um orçamento (há sempre um orçamento) nunca o excedemos, e muitas vezes gastamos menos.
Uma parte chave do trabalho é descobrir como reduzir os custos, executar os processos e sistemas mais rapidamente, enquanto melhoramos todos os outros métricas operacionais e de custos.
Trabalhar desta forma não é para todos. Muitas pessoas tentam, e mais tarde passam a fazer outros tipos de trabalho porque a intensidade e as altas expectativas são demais para eles. Eles não aguentam a pressão de um sem desculpas, resulta apenas em ambiente de trabalho.
Na verdade, eu gostei muito da minha carreira em operações de manufatura. Meu trabalho envolveu fazer, gerenciar ou trabalhar de perto com engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia RF, engenharia de qualidade, engenharia de software, engenharia de instalação, engenharia de serviços de campo, recursos humanos, finanças, meio ambiente/segurança/saúde, gerenciamento de projetos, marketing, vendas, logística, introdução de novos produtos, configuração de novos locais, gerenciamento de materiais, produção, armazenagem, clientes, agências governamentais, e muito mais. Em vários momentos, além das minhas principais funções, eu era o gerente de produção em exercício, gerente de qualidade, gerente de RH e controlador financeiro.
Para mim, era divertido ser capaz de projetar e operar um sistema de operações de manufatura, atingir ou superar as metas, e recompensar os principais colaboradores.
A melhor parte do trabalho era crescer, ensinar, treinar e orientar profissionais enérgicos e inteligentes que tinham fogo na barriga, melhores idéias que queriam fazer acontecer.