O que é uma aplicação nativa móvel?
Aplicativo nativo é um software desenvolvido para uso em uma plataforma ou dispositivo específico.
Porque o aplicativo nativo é construído para uso em um aplicativo específico e seu sistema operacional, ele é capaz de usar hardware e software específicos do dispositivo.
Aplicativos nativos podem fornecer desempenho otimizado em comparação com aplicativos web ou aplicativos de nuvem móvel que são comuns em vários sistemas e utilizam as mais recentes tecnologias como GPS.
Aplicativos e Plataformas Locais
O termo aplicativo nativo é usado para se referir a plataformas como Mac e PC, tais como Fotos, Mail ou aplicativos de Contatos que são pré-instalados e configurados em cada computador Apple. No entanto, no contexto das aplicações web móveis, o termo aplicação nativa é utilizado para compreender qualquer aplicação escrita para funcionar numa plataforma de dispositivo específica.
As duas principais plataformas de SO móveis são Apple's iOS e Google's Android. Os aplicativos nativos são escritos no código utilizado principalmente para o dispositivo e seu sistema operacional. Por exemplo, os desenvolvedores escrevem aplicativos iOS em Objective-C ou Swift, mas também criam aplicativos nativos para Android em Java.
Aplicativos nativos permitem que o SO do dispositivo's funcione mais rápido e mais simples do que os tipos de aplicativos alternativos. Se o aplicativo for comercializado para diferentes tipos de dispositivos de usuários, os desenvolvedores criarão uma versão separada do aplicativo para cada.
Por exemplo, o aplicativo do Facebook foi uma vez escrito em HTML5 para usar o mesmo código para iOS, Android e a web móvel. No entanto, o aplicativo é lento para usuários iOS e os desenvolvedores de aplicativos do Facebook criaram um código separado para o iOS. Tarefas complexas podem ser reequilibradas, como a rede feita na thread principal ou no fundo do programa, que executa o UI.
Exemplos de aplicativos nativos
Com a capacidade de tocar recursos específicos, os aplicativos nativos podem acessar rapidamente vários serviços em um dispositivo, como um microfone, acelerômetro ou notificações push. Exemplos de aplicativos nativos vão desde programas de navegação como o Vaz até aplicativos sociais como o Twitter ou jogos como o Pokemon Go.
Pokemon Go acessa efetivamente as funcionalidades do sistema - GPS para mapeamento de locais, câmera para realidade aumentada e acelerômetro para medição de aceleração - para a melhor experiência do usuário. O Pokemon Go também pode tirar vantagem das notificações push, que são projetadas para trazer os usuários de volta ao jogo ao longo do tempo.
Instala o aplicativo nativo diretamente no dispositivo móvel. Os dados associados ao aplicativo local podem ser armazenados no dispositivo ou remotamente - como o armazenamento baseado em nuvem.
Prós e contras da aplicação nativa
Benefícios da aplicação nativa:
>ul>>li> Funcionalidade generalizada devido ao uso das capacidades do dispositivo subjacente;>li> Desempenho rápido e responsivo do software;>li>Notificações push;>li>Uma IU que se encaixa bem com a experiência do usuário do sistema operacional; eli>li> Garantia de qualidade através de classificações em lojas de aplicações.Desvantagens das Aplicações nativas:
>ul>>li>Bases de múltiplos dispositivos porque cada dispositivo tem sua própria aplicação;>li>li> O custo de desenvolvedores adicionais para construir e manter a base de código para cada plataforma; E>li>li> Tempo gasto em múltiplas arquiteturas para plataformas específicas em cada atualização de recursos.>p>Aplicações nativas vs. Web>p>Uma aplicação web é uma aplicação que o usuário não baixa e ao invés disso acessa a rede através de um navegador web. Exemplos de navegadores web incluem Google Chrome, Safari, e Mozilla Firefox. Os aplicativos web oferecem funcionalidade de acesso de conta bancária à visualização de vídeos do YouTube, por exemplo, Safari no iPhone.Enquanto os aplicativos nativos são escritos em um dispositivo específico, a maioria dos navegadores web são escritos em versões padrão de JavaScript, CSS e HTML para uso universal em vários navegadores. As aplicações web podem usar a mesma base de código porque não são concebidas em torno de um dispositivo específico. Aplicações Web podem ser construídas mais rápido e simples, mas não tão versáteis e rápidas como as aplicações nativas.
Aplicações Nativas vs. Híbridas
Aplicações Híbridas são uma combinação de aplicações nativas e web. O desempenho interno da aplicação híbrida é semelhante ao da aplicação web, mas instala-se como uma aplicação nativa. As aplicações híbridas têm acesso a APIs de dispositivos internos, o que significa que elas podem usar recursos como câmeras, armazenamento e GPS. Exemplos de aplicações híbridas Yelp e Instagram.
Aplicações Híbridas são construídas com HTML e CSS. Os desenvolvedores criam uma base de código e depois fazem pequenas alterações para criar um aplicativo para cada plataforma. Menos desenvolvedores são dedicados a cada plataforma com um aplicativo híbrido ao invés de um aplicativo puramente nativo. Aplicativos híbridos normalmente executam um aplicativo web através de um container ou revisão, que é um navegador dentro do aplicativo móvel.
Artigos semelhantes
- O que significa uma proficiência bilingue nativa?
- Os Reis Vikings da Irlanda assimilaram a cultura gaélica irlandesa? Eles falavam a língua nativa misturada com os locais?
- Como se determina a ISO nativa de um SLR digital (DSLR)?
- Porque é que a Sony, que em tempos ocupou uma posição muito alta no sector móvel, reduziu subitamente a sua produção móvel?