Os Reis Vikings da Irlanda assimilaram a cultura gaélica irlandesa? Eles falavam a língua nativa misturada com os locais?
Eles eram apenas 'reis' de reinos mesquinhos na Irlanda, mas presumo que você saiba que.Eles se assimilaram à sociedade gaélica no final, mas há evidências de que a língua nórdica foi falada em certas comunidades na Irlanda por vários séculos. A primeira pessoa a estudar isto seriamente foi o linguista norueguês Carl Marstrander, no início do século XX, que fez um estudo das palavras de empréstimo nórdico em irlandês. Algumas delas são muito interessantes: muita terminologia de barco, e muitas palavras relacionadas com novas formas de vestuário e com dinheiro, mercados e comércio. (Só para dar um exemplo: 'trosc' é a palavra irlandesa para bacalhau - é 'torsk' em norueguês moderno.)
A pedra em pé na igreja de St Flannan em Killaloe é um exemplo muito concreto deste bilinguismo, pois tem uma inscrição tanto em Ogham irlandês como em runas nórdicas.
A história de que os Vikings foram expulsos da Irlanda na Batalha de Clontarf é, naturalmente, para os pássaros. O verdadeiro começo do fim para a sociedade nórdica na Irlanda veio com a invasão normanda de 1169. As cidades nórdicas tinham enriquecido com o comércio, e estavam entre os primeiros alvos dos invasores (que acabaram por se assimilar à sociedade gaélica). Apesar disso, porém, os nórdicos nunca deixaram a Irlanda, e a evidência de sobrenomes (e mais recentemente, DNA) mostra que muitos irlandeses têm sangue Viking em suas veias.
Artigos semelhantes
- Existe uma cultura baseada na constante e radicalmente mutável mudança de sua própria cultura?
- A cultura de trabalho da Netflix cria uma cultura de medo entre os seus colaboradores?
- Existe uma ligação entre os locais de implantação do coronavírus e os locais de implantação do 5G?
- Como é que os ventos locais afectam as condições meteorológicas locais?