Como é feita uma chamada telefónica celular?
Vou tentar responder a isto da maneira que explicaria aos meus filhos. Alguém mais pode querer aproveitar a oportunidade para se divertir totalmente com protocolos e características de espectro.O seu telemóvel é uma combinação de rádio e computador. A parte do rádio é o que lhe permite ouvir e transmitir transmissões. A parte de computador faz toda a formatação, vídeo, personalização, etc. A parte do rádio utiliza o seu cartão SIM para dizer à rede de torres celulares quem você é e onde você pode ser encontrado. Isto acontece constantemente, desde que o seu telemóvel esteja carregado e a funcionar. À medida que você se desloca de um local para outro, as torres de celular comunicam entre si para decidir qual delas está na melhor posição para atender a sua chamada, e o entregarão para frente e para trás das cenas para garantir a melhor experiência de chamada. Quando a sua chamada está a ir muito longe, como outra cidade, estado ou país, as torres de telemóvel consolidam o seu tráfego com outras e transferem-no para instalações de fibra no solo que se deslocam a alta velocidade para centros de comutação gigantes (MTSO's) onde estão interligadas com outras empresas de telefonia tradicional, empresas de internet e empresas de telemóveis para levar a sua chamada para o local certo. O elenco
maioria do tráfego é transportado em instalações de fibra terrestre, sendo que apenas a última milha, mais ou menos, está sobre o ar entre você e a torre de celular mais próxima. Como a sua chamada é digital, ela é dividida em pacotes de dados. Centenas ou milhares deles. Estes pacotes têm elementos de informação definidos dentro deles, juntamente com o que é chamado de "carga útil". A carga útil é na verdade sua voz, ou sua consulta de dados, ou uma resposta da rede a uma consulta que você fez anteriormente.
Os elementos de informação na frente e atrás do seu pacote de dados são apenas instruções para todos os switches da rede sobre quem você é, onde você pode ser encontrado, onde você quer que a chamada vá, e vários detalhes sobre caminhos de roteamento, qualidade do pacote, e como montar todos os pacotes na ordem correta uma vez que eles cheguem ao extremo remoto. Os pacotes são roteados independentemente na maioria dos casos e nem sempre seguem o mesmo caminho através da rede.
As empresas de células diferentes adquiriram espectro diferente, e todo o espectro tem o seu próprio conjunto de características. Pense no espectro como um canal numa estação de rádio, e o seu telemóvel precisa de sintonizar o espectro certo para trabalhar com a sua operadora. As empresas de celulares também utilizam diferentes protocolos. O GSM é diferente do UMTS, e diferente do CDMA. E dentro dos protocolos de transmissão, existem diferentes versões. A boa notícia é que quase todos se instalaram no LTE, atualmente amplamente implantado em sua 4ª geração, com o LTE5 sendo testado e chegando em breve.
Então a rede de tudo isso é que existem enormes quantidades de cooperação entre milhares de empresas para fazer todo esse trabalho. Órgãos de padronização de equipamentos e protocolos garantem que tudo funcione entre si, e as companhias telefônicas constantemente negociam negócios de centenas de dólares para garantir que os clientes possam usar qualquer torre e operadora que seja conveniente, e depois se estabelecerem nos bastidores nacionais e internacionais. Além disso, a prioridade de certos tipos de chamadores (911, hospitais, socorristas) também está incorporada nas redes. É incrível ver o que tem sido feito desde que testemunhei meu primeiro telefone gigante Motorola no final dos anos 80.
Artigos semelhantes
- Como podemos suprimir o ruído de fundo de um telefone durante uma chamada telefónica?
- Podemos fazer uma chamada telefónica entre um telefone CDMA e um telefone GSM e como é que isso se torna possível?
- Por que o LTE/3G não está funcionando quando um usuário está em uma chamada telefônica?
- Para que serve o carregamento sem fio se você não pode atender uma chamada telefônica enquanto carrega o telefone?