O actual sistema de Hollywood está prestes a entrar em colapso?
Não, nem de perto.
Em ordem:
Os estúdios têm feito bombas desde sempre. O sucesso é cíclico, e embora possa ser que a Sony & Warner tem tido ultimamente retornos cada vez piores (eu não olhei para ver se isso é exato), a Universal e a Disney estão matando isso recentemente.
O mercado indie não é de forma alguma capaz de se sustentar. Os filmes independentes que gozam de qualquer tipo de grande sucesso são inevitavelmente distribuídos através de um grande ou mini-estúdio, geralmente como aquisições, mas muitas vezes através de acordos de distribuição em vigor com grandes ou mini-estúdios, ou estúdios de facto estabelecidos em streaming ou cabo, como Netflix, Hulu, Amazon, AT&T, ou a subir, Youtube Red.
Even "Moonlight" foi desenvolvido desde o início desta forma, com financiamento vindo do Plano B e A24, ambos que têm acordos de desenvolvimento em vigor com os estúdios, e claro que o A24 tem um enorme apoio financeiro na Amazon e DirectTV.
DirectTV é propriedade da AT&T, que tinha sido profundamente investida em Hollywood por décadas, e a última vez que ouvi falar estava planejando comprar a Time Warner, que faz de "Moonlight" um filme "independente" apenas no nome.
P>Even então, por toda sua notoriedade e sucesso, "Moonlight" só fez um pouco mais de $20 milhões em BO até agora, o que é incrível, mas mal é um erro de arredondamento para a maioria dos grandes estúdios.
No que diz respeito a ser semelhante ao que aconteceu nos anos 50 e 60, não estou certo do que você quer dizer, mas os estúdios ainda estão todos aqui, então não poderia ter sido um colapso do sistema de Hollywood.
Além disso, os estúdios não são nada parecidos com as entidades que eles eram naquela época. Todos eles são propriedade de mega corporações (para o melhor ou para o pior) como parte de um portfólio agora. Eles estão entrelaçados com empresas de transmissão, redes de streaming, fabricantes de brinquedos, e por tudo que conheço de circos e casas de donuts.