A comunicação USB é uma comunicação em série ou uma comunicação paralela?
É certamente o caso que o USB era serial, como o nome sugere. USB 1 e 2 usavam um único canal serial, e na verdade este é um canal half-duplex, ou seja, é compartilhado para envio e recebimento e só pode fazer um de cada vez. O USB 3 foi melhorado com dois novos canais separados (daí os pinos adicionais nos conectores), um para enviar e outro para receber para permitir o envio e a recepção simultâneos (full-duplex). O canal half-duplex original ainda existe como um terceiro canal, mas isto só é usado para fornecer compatibilidade com USB 1 & 2.
No entanto agora temos USB tipo C. Este tem quatro canais de alta largura de banda mais o canal half-duplex de baixa largura de banda para compatibilidade USB 1&2.
Os canais têm um par de pinos, sendo os canais de alta velocidade etiquetados como TX1, TX2, RX1 & RX2, embora note que qualquer canal pode ser usado em qualquer direção e até bidirecionalmente.
Se apenas uma única instância de sinalização USB 3 for usada, então apenas dois desses canais de alta velocidade estão ativos, um para cada direção, compatível com conectores USB tipo A e B rodando a sinalização USB 3. Portanto, isto ainda é serial.
No entanto, o tipo USB C suporta outros tipos de sinalização quando você tem uma conexão USB-C para USB-C. Ele pode carregar DisplayPort, comum para laptops e desktops, e MHL, comum para telefones celulares. Estes padrões são para sinalização de vídeo, e podem usar os dois canais de reserva simultaneamente com o USB 3 operando sobre o primeiro par. DisplayPort também pode usar os quatro canais com USB 2 operando sobre o canal de baixa largura de banda.
Os implementadores USB fizeram um belo truque aqui. Para a maioria das pessoas tudo isto é apenas USB, pois está a usar um cabo USB. Tão eficazmente os protocolos de sinalização de vídeo foram absorvidos pelo padrão USB (apesar de permanecerem estritamente distintos e o padrão USB tipo C apenas fornecer um conduíte).
Is é mesmo possível para USB tipo C transportar dois lotes de sinalização USB 3 em paralelo, o que em teoria poderia ser usado para fornecer o dobro da largura de banda de 10Gbps do USB 3.1. No entanto, usar a sinalização Thunderbolt 3 pode ser mais prático (e claro que já existe), dependendo de quão comum isto se torne. O Thunderbolt 3 também pode usar os quatro canais para sinalização paralela, embora a percepção comum seja que o Thunderbolt 3 é distinto do USB devido à sua imagem de especialista, apesar de partilhar a mesma porta USB tipo C.
Bottom line é que o USB tipo C usa comunicação paralela quando, por exemplo, você o liga a um monitor USB-C, ou a um hub USB-C que suporta a conectividade do monitor, e potencialmente dispositivos "USB paralelos" no futuro.
Edit: desde que esta resposta foi escrita originalmente, o USB 3.2 foi anunciado. Isto é nativamente paralelo, usando duas pistas do cabo USB C em cada direção para alcançar 20Gbps. Dito isto, é um padrão sem um propósito. SSDs recentes usam PCIExpress na forma de M.2 NVMe, e é mais eficiente usar o Thunderbolt 3 para carregar isso do que converter para USB 3.2.
Artigos semelhantes
- O que é mais rápido, USB 3.0 para USB-C ou USB-C para USB-C?
- Posso usar um carregador USB Tipo C (45W PD) para carregar um dispositivo micro USB através de um USB C para um cabo micro USB?
- Qual é a diferença entre um USB 2.0 e um USB 3.0? As portas USB 2.0 suportarão unidades portáteis USB 3.0 ou pen drives?
- Como determinar se uma linha é paralela a um avião? Quais são alguns exemplos