Agora que há um cartão SD de 1 TB disponível, posso usar o cartão SD para o armazenamento do meu computador em vez de SSD ou HDD?
Sim, você pode. Eu sei que nos Macs que têm slots SD Card embutidos, você pode instalar o MacOS lá, e inicializá-lo. Geralmente também deve funcionar com leitores externos de cartões SD baseados em USB. Não apenas como armazenamento, você pode inicializar e rodar o SO fora dele. Alternativamente, você ainda pode usar o drive interno para o SO e, em seguida, usar o cartão SD para armazenamento de aplicativos e dados. Você deve formatá-lo no formato de disco preferido para o SO, ou seja, para Windows - NTFS, para MacOS, HFS+ ou APFS, em vez de deixá-lo como ExFAT, especialmente se você pretende usá-lo para aplicações. Eu mesmo usei um cartão SD de 16GB como volume de inicialização para um Mac e ele funcionou bem por anos. A questão é, depende para que você o usa.Eu vi uma resposta onde, por razões de velocidade, é impraticável. Isto pode certamente ser verdade, mas depende da sua aplicação. Se você vai escrever muito, uma preocupação será longevidade e calor, uma vez que as escritas dissipam mais calor, e todas as mídias flash têm ciclos de escrita limitados. Mas as leituras não dissipam tanto calor, e praticamente falando, os ciclos de leitura são altos o suficiente para que você provavelmente gaste algo mais antes de gastar o cartão. Então, se a sua aplicação é mais leve em gravações, mais pesada em leituras, ela deve ser boa.
Even então, existem cartões SD projetados para serem mais robustos em gravações do que o típico, design para aplicações de gravação de vídeo em particular, como com câmeras de vídeo digital, câmeras de traço, ou câmeras de segurança. Por exemplo, a série Sony Tough, a série High Endurance da SanDisk. Estes também são projetados para maior tolerância à temperatura, como tais aplicações podem ser em ambientes quentes (particularmente com câmeras de traço), e por vários milhares de horas de gravação contínua.
É possível trocar a capacidade de endurance, portanto, estes podem não vir em fatores de forma 1TB ainda, mas se endurance era uma preocupação, você pode ver que há empresas chegando com cartões mais robustos do que o típico.
Embora talvez não seja comum, há de fato computadores que usam cartões SD para armazenamento primário, por exemplo, o Raspberry Pi. Para eles, a performance/sobrecabeça de um SSD baseado em SATA ou PCIe é exagerada. No entanto, é conveniente usar cartões SD, pois eles são menores, intercambiáveis e prontamente disponíveis em uma gama de capacidades e capacidades (ou seja, resistência).
Definidamente, de uma perspectiva de desempenho, a maioria dos cartões SD não tem um controlador que seja tão rápido, ou que possua tanto cache, quanto um SSD ou HDD. Eles provavelmente são projetados mais para aplicações portáteis do tipo vídeo e foto, com arquivos grandes, do que com muitos arquivos pequenos, como com uma aplicação do tipo SO.
Eles podem não ter tanto espaço vazio sendo provisionado. Eles podem não ter tantos canais. Mas o progresso está sendo feito, os cartões SD cresceram em velocidade de 15-30 MB/s (SD 2.0-3.0) para 90 (UHS-I) MB/s para 200-300 MB/s (UHS-II), tornando-os mais rápidos que a maioria dos HDDs em velocidade bruta. (o nome também expandiu para chamá-los de SDXC, mas fundamentalmente os cartões SDXC são cartões SD extravagantes que suportam certas especificações).
controladores de cartões SD também cresceram - e alguns agora são PCIe- baseados no back-end, em vez de apenas USB 2.0 ou 3.0 ou 3.1 ou 3.2, para suportar a interface de 300 MB/s.
Para suportar essas velocidades, os controladores de cartões SD poderiam muito bem estar usando múltiplos canais NAND para chegar lá. Os últimos cartões SD vão se tornar dispositivos PCIe completos, veja a especificação SD 7.0, onde eles suportam o protocolo PCIe x1 NVMe-based, taxas de transferência de até 985 MB/s. A essa taxa, eles terão a largura de banda necessária para competir com SSDs de baixa a média. O caso típico de uso até agora não tem sempre que usá-las para esse tipo de armazenamento interno, mas como eu observo, depende da sua aplicação, com um entendimento das limitações e usando as melhores implementações de cartões SD onde disponíveis (as mais rápidas e de alta durabilidade), eu não vejo porque você não pode.
Artigos semelhantes
- É melhor ter um HDD interno com uma SSD externa ou ter uma SSD interna com um HDD externo?
- O que é mais durável? Um cartão SSD, HDD, USB, SD-Card ou micro-SD, assumindo que são todos do mesmo armazenamento?
- Um HDD de 256 MB de cache é significativamente mais rápido do que um HDD de 64 MB de cache?
- Como ver o que está na minha SSD e o que está no meu HDD, dividido, claramente