Quais são os prós e os contras dos jogos intermináveis de corredores? Qual é a razão psicológica para as pessoas se viciarem facilmente neles?
Agora tantos, porque são populares, ou, são populares porque são muitos?
P>Primeiro, devo dizer, não sou especialista em jogos para celular ou casuais. Eu jogo alguns, mas tenho estado envolvido apenas em fazer um par de coisas similares, para o velho mercado de moedas e para consoles antigos, há tanto tempo atrás eles tinham manivelas na lateral.
Certeza, jogos de corredor sem fim são mais fáceis de desenvolver do que muitas outras formas. Nas variantes mais simples, puramente 2D, a tecnologia de scroller lateral minimalista é tudo o que é necessário para começar e acelerar na alavanca principal para controlar a dificuldade. Não são necessários níveis ou mapas distintos, praticamente nenhuma IA, uma visão estritamente controlada e um percurso do jogador facilita o ciclo de desenvolvimento.
A popularidade, na minha opinião, vem de 3 aspectos chave deste tipo de jogo:
1. http://en.wikipedia.org/wiki/Flow_(psicologia)
Os jogos de corredores sem fim proporcionam uma configuração quase ideal para colocar o jogador num estado de fluxo. A tarefa é desafiante, mas não impossível. A interface é bem acoplada. As escolhas dos jogadores criam resultados rapidamente. Parece que você está sendo habilidoso. Não há tempo para pensamentos perdidos. Doces puros para personalidades autotélicas. Pequenos círculos apertados de atividades que passam por pequena ansiedade, excitação, reação rápida, uma pequena sensação de controle e um momento de relaxamento, antes do próximo desafio.
2. Bump de dopamina da novidade.
Nós costumávamos pensar que a dopamina era a principal recompensa química, no cérebro, durante as atividades do jogo. Agora entendemos que vários neuroquímicos estão envolvidos com recompensas, incluindo aqueles que são muito parecidos com opiáceos. A dopamina continua a ser um dos importantes quimicos de sensação e está muitas vezes associada à novidade. Jogos de corrida sem fim introduzem novos objectos de jogo a um ritmo que apela fortemente à novidade procurando tipos de personalidade e continua a dar àqueles pequenos solavancos de dopamina que eles anseiam.
3. Sequenciação lúdica
Animais jogam para aprender, desde a luta lúdica, caça, corridas e cabeçadas a bonecos ou polícias e ladrões, todos nós o fazemos. Os jogos lúdicos são o melhor método educativo que existe. Nós estamos conectados para fazer esta atividade e ser recompensados por ela. Bons jogos de corredor sem fim usam a sequência exacta da aprendizagem lúdica - um novo item ou situação é introduzido mas não é pertinente jogar, a nova coisa torna-se uma possibilidade em jogo, a nova coisa torna-se uma opção fiável em jogo, a nova coisa é necessária para algum aspecto do jogo e finalmente, a aprendizagem da nova coisa é completa. A próxima coisa nova. (note como isso se sobrepõe c/ fluxo)
Artigos semelhantes
- Há alguma razão psicológica para eu odiar tanto as crianças?
- Você acha que existe uma razão psicológica por trás de uma pessoa que não gosta do som do alarme do iPhone? Se sim, porquê?
- Quais são os algoritmos possíveis usados em jogos de corrida intermináveis?
- Quais são os prós e os contras dos jogos em console versus jogos em PC?