O gás natural é um substituto para o petróleo?
O petróleo já foi usado comumente para gerar eletricidade, e ainda é usado para esse fim no Oriente Médio, onde o petróleo é barato e abundante. O gás natural tem tomado quase totalmente o lugar do petróleo como combustível para gerar eletricidade em quase todos os lugares.
O gás natural pode ser usado como matéria-prima para fabricar lubrificantes, gasolina e diesel, mas isso raramente ou nunca é feito, porque é proibitivamente caro.
O petróleo ainda é um combustível de aquecimento popular para uso doméstico em alguns lugares, mas tem sido deslocado quase em todos os lugares pelo gás, desde que o gás esteja prontamente disponível. O petróleo ainda é usado apenas para aquecimento residencial, principalmente porque o petróleo é facilmente transportado em caminhões onde, como o gás natural, deve ser entregue por gasoduto para ter um preço competitivo.
Os veículos motorizados podem ser construídos ou convertidos para funcionar com gás natural, mas tais veículos são raros, porque a gasolina ou o combustível diesel, ambos feitos de petróleo bruto, são combustíveis muito mais práticos para veículos motorizados. É quase impossível colocar um tanque de gás natural suficientemente grande num veículo para funcionar a gás natural durante horas de cada vez sem o reabastecer.
alguns veículos funcionam com gás LP, o que NÃO é a mesma coisa que o gás natural. Você pode colocar muito mais em um tanque muito menor, o que significa que é mais prático. LP é na sua maioria ou todo propano, mas pode ter algum butano. O GLP é produzido separando-o do gás natural e também separando-o das frações mais leves de petróleo bruto durante o processo de refinação.
Bottom line, o gás natural é um ótimo substituto para o petróleo para alguns fins, como aquecimento de casas e geração de eletricidade, mas não é um substituto muito bom como combustível de motor.