O que é o Chromecast?
O Chromecast é um dispositivo que você liga à porta HDMI da sua TV&apos, alimentado por um cabo USB. Usando o seu smartphone ou computador como controle remoto, você pode usar o Chromecast para acessar conteúdo de vídeo da Netflix, YouTube, a Loja de Reprodução do Google e outros serviços. Você também pode usá-lo para transmitir quase qualquer tipo de conteúdo do navegador Chrome em um laptop ou computador desktop.Story Behind Chromecast
Segundo o Google, a idéia do Chromecast foi originalmente convencida por Majd Bakar, que era um Engenheiro. Ele pensou sobre este produto por volta de 2008, após notar as tendências de visualização do filme de sua esposa. Sua esposa usa seu laptop para procurar um filme para assistir em um serviço de streaming e adicioná-lo à sua fila, antes de fechar seu laptop e usar um dispositivo de jogo para reproduzir o filme na televisão. A interface da televisão era difícil para ela usar para pesquisar conteúdo. Bakar descobriu que todo o processo era tão longo e ineficiente, por isso quis construir uma interface baseada em telefone, usando um dispositivo de hardware pequeno para que o vídeo pudesse ser transmitido em uma tela grande. Majd Bakar juntou-se ao Google em 2011 para trabalhar em produtos que "mudariam a forma como as pessoas usavam suas TVs", ele introduziu a idéia para o Chromecast. O desenvolvimento do produto foi iniciado em 2012 e depois de testar com sucesso uma versão beta, o Chromecast foi lançado em julho de 2013.
Operação
Existem dois métodos para streaming do conteúdo usando o Chromecast. O primeiro emprega aplicativos móveis e web que suportam a tecnologia Google Cast. O segundo permite espelhar o conteúdo do Google Chrome rodando um computador ou um laptop, bem como algum conteúdo exibido em alguns dispositivos Android. Em ambos os métodos, o streaming de conteúdo foi iniciado pressionando o botão Cast no dispositivo.
Quando nenhum conteúdo é streaming, o Chromecast exibe um feed de conteúdo personalizável pelo usuário chamado Backdrop que pode incluir fotos em destaque e pessoais, arte, tempo, imagens de satélite, previsões do tempo e notícias.
Se uma televisão's portas HDMI suportam a funcionalidade de Controle Eletrônico de Consumo (CEC), ao pressionar o botão cast também resultará no Chromecast com capacidade de vídeo ligando automaticamente a TV e trocando a entrada de áudio/vídeo ativa da televisão's usando o comando CEC One-Touch Playback.
Um Chromecast de primeira geração conectado à porta HDMI de uma TV
Design e Hardware
Os dispositivos Chromecast parecem um dongle que é alimentado conectando a porta micro-USB do dispositivo's a uma fonte de alimentação externa ou a uma porta USB. O Chromecast capaz de vídeo é conectado à porta HDMI de uma TV ou monitor HD, enquanto o modelo somente áudio emite som através de sua tomada de áudio de 3,5 mm.
P>Primeira Geração:
A primeira geração do Chromecast capaz de vídeo
A primeira geração do Chromecast mede 2,83 polegadas de comprimento e tem uma porta HDMI. Ele contém o sistema Marvell Armada 1500-mini 88DE3005 em um chip rodando um processador ARM Cortex-A9. O SoC inclui codecs para a decodificação de hardware dos formatos de compressão de vídeo VP8 e H.264. A comunicação via rádio é gerenciada pelo AzureWave NH-387 Wi-Fi que implementa 802.11 b/g/n (2.4 GHz). O dispositivo tem 512 MB de RAM Micron DDR3L e 2 GB de armazenamento flash.
Segunda Geração:
A segunda geração de Chromecast de vídeo e áudio somente Chromecast Audio
O design do Chromecast de segunda geração foi como um disco com um pequeno cabo HDMI. O cabo é flexível e pode ser ligado magneticamente ao corpo do dispositivo para mais opções de posicionamento atrás de uma televisão. O modelo de segunda geração usa um Marvell Armada 1500 Mini Plus 88DE3006 SoC, que tem dois processadores ARM Cortex-A7 rodando a 1.2 GHz. A unidade contém um Avastar 88W8887, que tem melhor desempenho Wi-Fi e oferece suporte para as bandas 802.11 ac e 5 GHz enquanto contém três antenas adaptativas para melhores conexões com roteadores domésticos. O dispositivo contém 512 MB de RAM Samsung DDR3L e 256 MB de armazenamento flash.
Terceira geração:
O Chromecast de terceira geração foi lançado em outubro de 2018. Ele suporta vídeo 1080p a 60fps mas não suporta vídeo 4K.
Chromecast Audio:
O Chromecast Audio foi introduzido em Setembro de 2015. Chromecast Audio é uma variação do Chromecast de segunda geração concebido para ser utilizado com aplicações de streaming de áudio.
Chromecast Audio possui uma tomada de áudio de 3,5 milímetros/mini-TOSLINK, permitindo que o dispositivo seja ligado a colunas e sistemas de áudio domésticos. O dispositivo foi actualizado em Dezembro de 2015 que introduziu suportes para áudio de alta resolução (24-bit/96 kHz) e reprodução multiroom.
Por causa das colunas inteligentes do Google Home, o Chromecast Audio foi descontinuado em Janeiro de 2019.
Chromecast Ultra:
O design do Chromecast Ultra é semelhante ao do modelo Chromecast de segunda geração, mas as funcionalidades do hardware foram actualizadas que suporta conteúdo de resolução 4K, bem como uma gama de alta resolução dinâmica através dos formatos HDR10 e Dolby Vision. O Chromecast Ultra requer a utilização da fonte de alimentação incluída para a ligação a uma tomada de parede. A fonte de alimentação também oferece uma porta Ethernet para uma conexão com fio para acomodar as rápidas velocidades de rede necessárias para transmitir conteúdo 4K.
Source: Chromecast
Artigos semelhantes
- Como fazer com que meu laptop seja lançado diretamente (sem fio) em um Chromecast
- Uma porta HDMI é o único requisito para que o Chromecast funcione em uma TV?
- Porque é que o Chromecast precisa de conectividade à Internet? Ele não pode transmitir dados do dispositivo ao qual está conectado diretamente?
- Que problema o Chromecast resolve? Artboard