Porque é que os lobos não vivem normalmente em países insulares?
Como você listou países insulares, em vez de apenas ilhas, a resposta é que muitos deles costumavam ter lobos.Então os humanos aconteceram.
Poucos países insulares que costumavam ter lobos cinzentos e agora não:
Japão tinha duas subespécies de lobo, Hokkaido e o lobo Honshu até ao final do século XIX.
A Grã-Bretanha tinha uma subespécie de lobo cinzento europeu até meados do século XVIII.
Sicily teve lobos cinzentos italianos até ao mesmo período.
P>Muitas populações foram extintas devido à pressão da caça pelos humanos.
A razão pela qual não se lembraram das ilhas é que normalmente é demasiado longe para nadar.
Os lobos podem ter alcançado vários países insulares durante a Idade do Gelo anterior, quando o gelo flutuava sobre as massas de terra reconectadas e podiam atravessar. Ou podem ter caminhado sobre pontes terrestres quando o nível do mar estava mais baixo. No tempo geológico, um século não é nada, portanto os lobos não tiveram uma Idade do Gelo ou um período seco para ajudá-los a recuar.
Há também o fato de que os humanos irritantes não estão muito interessados em compartilhar seus territórios. Por isso, quando eles voltam para algum lugar, nem sempre sobrevivem por muito tempo. Eles também precisam de presas unguladas grandes o suficiente para sobreviver sem depressão consanguínea:
Bem-vindos a The Wolves and Moose of Isle Royale
Lobos foram extintos localmente em muitas áreas, mas se houver uma população de reservatórios em outro lugar e uma maneira de eles andarem entre um lugar e outro, eles vão, eventualmente, chegar lá. Mesmo que a caminhada seja superior a 1.000 km:
Multistage, Long-Range Natal Dispersal by a Global Positioning System-Collared Scandinavian Wolf
alguns países nunca tiveram lobos - Madagascar e Nova Zelândia separaram-se das principais massas de terra demasiado cedo para serem colonizadas.
Austrália tem dingos, que são ou um parente próximo de lobos cinzentos ou uma subespécie, mas não são realmente indígenas, pois provavelmente vieram com os humanos há cerca de 4.000 anos (embora tudo isto seja bastante debatido!).
No entanto, se contarmos nos cães como um tipo de lobo domesticado, há muito poucos lugares na terra, ilhas ou não, que careçam de lobos.