Porque é que os smartphones dobráveis têm sido um sucesso limitado até agora?
Os fabricantes de smartphones precisam de algo para abalar o mercado, e muitos acreditam que o telefone dobrável pode ser a próxima grande coisa.As mudanças incrementais falharam em gerar a antecipação e a excitação que os lançamentos de smartphones fizeram no passado, o que levou a uma paralisação das vendas de empresas como a Apple e a Samsungas, as pessoas seguram seus telefones por mais tempo.
Então agora alguns fabricantes de tecnologia estão criando smartphones de luxo dobráveis, mais avançados que seus antepassados, o flip phone, que pode se desdobrar em tablets.
Mas levar uma tela dobrável do conceito para um dispositivo funcional provou ser um desafio de engenharia monumental.
A Apple ganhou patente para um display dobrávelA Apple recebeu uma patente para criar um smartphone dobrável, que se tornou popular entre outros fabricantes de telefones.https://edition.cnn.com/2019/05/28/tech/apple-foldable-screen-patent/index.htmlSamsung teve fama de ter um flub de alto nível com seus quase $2.000 Galaxy Fold. Vários repórteres que tiveram acesso antecipado ao dispositivo descobriram dobradiças defeituosas e que suas telas quebraram após a remoção do filme protetor do Fold&apos. A Samsung respondeu atrasando o lançamento do dispositivo em abril, e ainda não anunciou uma nova data de lançamento.
Huawei, que tinha planos para um smartphone dobrável de $2.600, anunciou no início deste mês que estava atrasando o lançamento. Agora planeia lançar o Mate X em Setembro.
Introduza o seu e-mail para subscrever a CNN Business Newsletter.
close dialog
ANTES DE MERCADOS ABERTOS
START YOUR DAY SMART
Receba notícias e análises essenciais sobre mercados globais com a newsletter diária da CNN Business.
Sign Me Up
No Thanks
Assinando você concorda com nossa
WarnerMedia News and Sports Privacy PolicyWARNERMEDIA CONSUMER PRIVACY POLICYhttps://www.cnn.com/privacy0?no-st=99999999999999Meanwhile, Apple (AAPL) depositou numerosas patentes para um dispositivo dobrável, mas ainda não anunciou planos para um dispositivo.
Ben Bajarin, um analista da Creative Strategies, disse que as telas dobráveis criam "um conjunto muito desafiador de questões de ciência material"."
Estes incluem fazer diodos orgânicos emissores de luz (OLED) de uma forma que permita que os pixels se dobrem sem se degradarem e criar uma dobradiça que ganhe't faça com que a tela se apague. Lá's também o desafio do que fazer com a bateria e se ela deve dobrar com a tela.
O maior desafio, no entanto, é a própria tela.
Um modelo de produção do smartphone Samsung Galaxy Fold Tablet pode ser visto em uma apresentação.
Samsung (SSNLF) e Huawei ambos usam uma tela protetora feita de polímeros plásticos. Os polímeros plásticos são flexíveis o suficiente para dobrar, mas são't tão duráveis como o vidro e podem ser facilmente arranhados. Os plásticos também podem formar bolhas e, como podem ser deformados sem quebrar, podem vincar, segundo William LaCourse, professor de ciência do vidro da Alfred University.
Os polímeros plásticos podem tornar possível um dispositivo de dobra mais cedo, mas a solução a longo prazo é o vidro, que é mais durável. O vidro só pode ser deformado permanentemente a uma temperatura superior a 1100 graus Fahrenheit.
"A combinação de vidro ultrafino, menos do que a espessura do cabelo humano, e uma resistência muito alta permite que o vidro seja dobrado, torcido, etc. sem fraturas", disse LaCourse à CNN Business. "Ele não vai dobrar liso como uma nota de dólar, mas você poderia dobrá-lo em torno de uma haste de metal e você poderia fazer isso várias vezes e ele ainda voltará a liso [sem] vincos"
Telas de smartphone são normalmente feitas de vidro, que é muito forte e flexível. O problema é que ele é'ainda não num ponto onde ele possa ser dobrado, de acordo com LaCourse.
Ele prevê que um dispositivo com uma tela de vidro dobrável poderá estar disponível no próximo ano ou dois, com base nos avanços que ele's vêem na fabricação de vidro.
A tela dobrável ideal precisa ser grossa o suficiente para ser ultra-forte, mas fina o suficiente para ser flexível e dobrar repetidamente sem muita força.
"Quanto mais grosso o vidro, maior a força sobre a região dobrada, e é claro, maior a força que você deve aplicar para dobrá-lo", disse LaCourse.
Best Buy cancela pré-encomendas para a saga Samsung Galaxy FoldThe Galaxy Fold continua.https://edition.cnn.com/2019/05/24/tech/samsung-galaxy-fold-best-buy-preodrers/index.htmlCorning, um dos maiores fabricantes de vidro do mundo's, criou e produz o Gorilla Glass, que é usado por vários fabricantes de smartphones, incluindo a Apple. (Em 2017, a Apple investiu $200 milhões para apoiar a inovação nos métodos de produção de vidro da Corning's.)
Um porta-voz da Corning confirmou que ela's está trabalhando para criar um vidro ultrafino e durável que pode ser usado como parte de uma tela de dispositivo dobrável. A empresa disse que já teve sucesso em testar uma gama de espessuras.
"Este vidro de desenvolvimento pode se dobrar mais de centenas de milhares de vezes sem danos, mantendo sua planicidade, em comparação com materiais alternativos, que podem começar a se deformar significativamente em cerca de 100.000 curvas", disse um porta-voz da Corning à CNN Business. "Além disso, o vidro de desenvolvimento da Corning&apos pode permitir uma curvatura estática por longos períodos de tempo, enquanto os materiais alternativos são propensos a dobrar após longos períodos de tempo"
A Corning é responsável por várias inovações, incluindo o vidro espesso de ultra-alta resistência, o vidro ultra-fino e o vidro que é flexível o suficiente para ser vendido em rolos como o saran wrap, de acordo com LaCourse. Por exemplo, o Gorilla Glass pode ser fino, mas pode ser mais forte que o aço.
Huawei assume a Samsung com seu telefone dobrável de $2.600 A etiqueta de preço do Huawei' o telefone dobrável de 5G, o Mate X, é absolutamente astronômico.https://edition.cnn.com/2019/02/24/tech/huawei-foldable-phone/index.html"A tecnologia está sendo empurrada para novos níveis ... mas ainda há limites", disse LaCourse.
O vidro notado é um sólido frágil, o que significa que pequenas falhas como arranhões na superfície podem se multiplicar sob estresse. Quanto mais espesso o vidro, mais stress que's causou quando ele's se dobrou ou dobrou, então quanto mais falhas ele's provavelmente terá. O vidro mais fino, que é usado em telas de smartphone, é mais fácil de dobrar, o que significa menos stress e menos falhas.
Mas mesmo o vidro ultrafino pode't dobrar tão plano quanto uma nota de dólar, de acordo com o LaCourse. Ainda tem uma vantagem sobre o plástico. Se ele's colocado em torno de algo como uma haste de metal que pode atuar como eixo central, o vidro fino pode ser dobrado uma e outra vez e ele ainda voltará a ser plano sem vincos.
LaCourse disse que até o Gorilla Glass tem limitações, pois ele pode ter pequenas rachaduras em sua superfície. No entanto, it's ainda é ideal para telas porque o vidro é apertado tão apertado que as rachaduras se juntam e se tornam extremamente difíceis de abrir.