A Disney+ tem sido um sucesso até agora?
Disney+ está a funcionar há 5 meses (meados de Abril de 2020) e já assinou 50 milhões de assinantes. Até agora o serviço está disponível na América do Norte, em grande parte da Europa, Austrália, Nova Zelândia e Índia. A maioria dos países europeus, bem como a Índia, receberam o serviço apenas nas últimas semanas. Nos próximos 12 a 15 meses, a Disney continuará a lançar o serviço para o resto do mundo - nomeadamente China, Japão e outros países populosos da Ásia.
Assim, do ponto de vista da subscrição, a Disney+ tem sido certamente um sucesso. O objetivo original da Disney era alcançar 90 milhões de assinantes em todo o mundo e, uma vez concluída a implementação, parece que esse nível será facilmente alcançado. Por outro lado, o serviço ainda não deu lucro para a Disney. Os custos de arranque, incluindo a produção do conteúdo original, vão consumir uma grande parte da receita inicial. É bastante provável que a Disney acabará por aumentar a taxa de subscrição mensal. Bob Iger, no lançamento inicial do serviço no ano passado, já sugeriu que a taxa mensal de $7 nos EUA é provavelmente uma taxa "introdutória".
Obviamente, ganhar assinantes iniciais é um feito, mas manter assinantes também será vital para o sucesso final do serviço. Certamente as famílias com crianças pequenas manterão o serviço enquanto seus filhos desfrutam da ampla variedade de filmes antigos da Disney, programas antigos do Disney Channel TV, bem como a nova programação para crianças. Mas, em última análise, o sucesso da Disney+ vai resumir-se a uma programação nova e original. No momento há uma boa programação nova, como The Mandalorian ou programas da National Geographics. Mas aqui é onde a Disney tem uma perna em cima de alguns de seus concorrentes, incluindo o Netflix. Com vários estúdios de cinema já fazendo parte da família Disney, a Disney+ não só terá um fluxo constante de novos filmes para adicionar ao serviço (sem custo adicional), mas também a capacidade de adicionar novos programas originais.
Conclusion: À medida que mais e mais pessoas "cortam o fio" e o acesso à Internet 5G se torna uma realidade, os serviços de streaming só continuarão a crescer em popularidade. A Disney+ pode não superar o desempenho da Netflix, mas certamente será um jogador importante no jogo de serviços de streaming. Tem sido um sucesso até agora e deverá contribuir significativamente para o desempenho financeiro da Disney num futuro muito próximo e para além disso.