O que significa "arranque do motor"? O que acontece se não der à manivela?
Manobra do motor é um termo usado para virar, ou energizar o motor por alguma força exterior, normalmente um motor de arranque, mas antigamente era uma "manivela" que era virada à mão. Ela vem do "virabrequim" que é a parte do motor que gira com os pistões e os aciona para dar partida e depois é acionada por eles assim que o motor dá partida.
Esta viragem dá partida ao motor através do ciclo it's onde a gasolina é injetada e a faísca é enviada para o cilindro para dar partida ao motor.
As empresas de baterias utilizam um teste de arranque do motor para mostrar a resistência das suas baterias em determinadas condições.
No diagnóstico do motor, quando o carro não arranca, a capacidade de virar ou de manivela determina onde procurar a falha. Se o motor de arranque não conseguir ligar o motor, existe provavelmente um problema eléctrico com ele ou com a bateria. Um arranque com outra bateria pode determinar se é a bateria má. Um arranque com salto empurrando um carro de transmissão manual, ou mesmo com uma chave inglesa na polia da cambota pode determinar se existe uma obstrução física no motor (bloqueado, enferrujado, falha na corrente de cronometragem, etc.). Se manivela, ou gira, mas não arranca, o sistema de arranque não está em falha e o mecânico procura combustível ou problemas eléctricos com o motor.
Então ao descrever um problema, dizendo que não't manivela começa a dizer-nos o problema. Manivela mas não arranca é um jogo de bola totalmente novo.