As notícias televisivas estão protegidas por direitos de autor?
As emissões de notícias são geralmente protegidas por direitos de autor. Mas sua pergunta é sobre se você precisa obter permissão da emissora para usar uma transmissão em seu trabalho. Primeiro - você precisa trabalhar com seu consultor jurídico sobre isso. Mas aqui está algo a considerar nos Estados Unidos, pelo menos. Sob a lei de direitos autorais dos EUA, há uma provisão para "uso justo". O uso justo age como uma limitação aos direitos de um detentor de direitos autorais e como uma defesa contra reclamações de violação.Aqui está a primeira parte da Seção 107 da Lei de Direitos Autorais:
"Não obstante as disposições das seções 106 e 106A, o uso justo de um trabalho protegido por direitos autorais, incluindo tal uso por reprodução em cópias ou registros telefônicos ou por qualquer outro meio especificado por essa seção, para fins como crítica, comentário, reportagem de notícias, ensino (incluindo múltiplas cópias para uso em sala de aula), bolsa de estudos ou pesquisa, não é uma violação de direitos autorais."
Se o seu documentário envolve, digamos, reportagens de notícias e você está usando um clipe para criticar a reportagem de notícias ou para mostrar como uma questão foi apresentada ao público, você pode ter um bom argumento para o uso justo.
A Lei de Direitos Autorais dos EUA estabelece quatro fatores a considerar para determinar se um uso é um "uso justo": a natureza da obra, o propósito do uso, a quantidade usada em relação ao todo e o efeito sobre o mercado para a obra. É bem possível que a utilização de um pequeno segmento de uma notícia transmitida num documentário em que a transmissão é discutida seja considerada um uso justo.
Se um uso é um uso justo, ainda é um uso justo mesmo que o proprietário dos direitos autorais se recuse a dar permissão para o uso. Mas só porque você acha que um uso é um uso justo não vai impedir que o dono dos direitos autorais faça uma confusão e lhe custe muito dinheiro defendendo uma reclamação de infração. E o uso justo é em grande parte uma disposição dos EUA que não se aplica em nenhum outro lugar. Outra estratégia, então, é chegar a um acordo com o proprietário dos direitos autorais nas transmissões de notícias - e evitar a incerteza e a exposição, mesmo que você tenha que pagar algo pelos direitos. Se você espera distribuir seu documentário através de canais comerciais, qualquer distribuidor vai apreciar que você obteve permissão - eles não querem ser processados, mesmo que se verifique que você estava certo sobre o uso justo. Se o distribuidor achar que o seu documentário é uma bomba de reivindicações de direitos autorais, ele não fará negócios com você.
Os direitos autorais da emissora não são o seu único problema. Uma transmissão de notícias em si pode envolver filmagens e performances que não fazem parte dos direitos autorais da emissora - enquanto uma emissora pode dar permissão para os direitos autorais que a emissora possui, a emissora não pode dar permissão para o que quer que seja retratado que também possa ter direitos autorais - uma peça de teatro escolar, um músico se apresentando no palco, um vídeo de uma luta de punhos licenciado para a emissora, e coisas do gênero. Portanto, pode haver outros direitos autorais embutidos a considerar.
Outras vezes, pode haver direitos de publicidade e privacidade. Pessoas famosas podem argumentar que você está explorando a imagem e o nome delas para promover seu documentário. Pessoas não-famosas podem ter direito à privacidade, mesmo que tenham sido objecto de um noticiário. Talvez eles tenham sido acusados de um crime, e o relatório fez parecer que eles cometeram o crime, quando afinal tinham sido falsamente acusados ou estavam inocentes. Essas pessoas podem ter o direito de ser deixadas em paz e não ter o evento republicitado ou explorado em seu benefício.
Não há mais em que pensar do que se você pode "usar" as filmagens do noticiário sem obter permissão. Arranje um advogado. Reúna todas as informações que puder sobre o clipe. Identifique a parte que você precisa e o porquê. Encontre um clipe alternativo que você possa usar se não conseguir permissão para o que você quer. Depois desenvolva uma estratégia para lidar com o proprietário dos direitos autorais. Se você não está procurando uma briga, então encontre uma maneira de propor seu uso à emissora e trabalhar com o(s) proprietário(s) dos direitos autorais para obter os direitos que você precisa.
Artigos semelhantes
- Como é que os YouTubers carregam vídeos protegidos por direitos de autor e os rentabilizam sem receberem uma greve de direitos de autor?
- A minha conta Instagram foi desactivada por violação de direitos de autor. Eu pedi para ser mais detalhado, mas eles recusaram. O que posso fazer?
- As capturas de ecrã são violação de direitos de autor?
- O Google Docs tem automaticamente direitos de autor sobre o meu trabalho?