As capturas de ecrã são violação de direitos de autor?
Há aqui duas questões legais distintas: fazer a captura de tela, e o que você faz com ela depois de tê-la feito.Quando você faz uma captura de tela, se é uma captura de tela de algo que você mesmo criou, ou que você possui ou controla os direitos autorais, então é claro que isso não é uma infração de direitos autorais!
Outra forma, se for uma captura de tela do trabalho de outra pessoa, então você está fazendo uma cópia dele, e se é ou não uma infração de direitos autorais depende do que o dono dos direitos autorais permitiu que você fizesse. Você pode ter uma licença para usar o material sujeito a direitos autorais. Por exemplo, se for uma captura de tela de algum software, a licença do software pode permitir que você faça capturas de tela. Se for uma foto de alguém, então pode ter publicado a foto com algo como uma licença Creative Commons que permite às pessoas copiá-la; se for, então não é uma violação dos direitos de autor copiá-la.
Outra, se não souber com que licença (se houver) a obra foi publicada, então deve assumir que não tem permissão para a copiar. Portanto, no seu ponto de vista, a resposta para saber se não há problema em fazer uma captura de tela depende do que você fizer com a captura de tela depois.
Se você não compartilhar sua captura de tela com ninguém, então você pode ter uma defesa contra os direitos autorais que você fez uma cópia puramente para uso pessoal. Isto é permitido em algumas jurisdições (como em todas as perguntas legais, a resposta exata depende de onde você está).
Se você quiser compartilhar sua captura de tela, então você também pode ter uma defesa contra a violação de direitos autorais sob as disposições de "uso justo". Alguns países têm leis de uso justo que dizem que não há problema em copiar coisas, desde que a cópia não seja uma quantidade substancial (é uma parte muito pequena de um trabalho muito maior), e/ou se a cópia está sendo usada em uma revisão ou um trabalho acadêmico, e/ou se o trabalho resultante é principalmente o seu próprio esforço. Por exemplo, se você pegou a foto de outra pessoa e a modificou fortemente, para que a maior parte do esforço que foi feito para produzir seu trabalho artístico seja seu próprio, isso poderia ser permitido. Se o proprietário dos direitos de autor tomou uma acção legal contra si por violação dos direitos de autor, o tribunal decidiria se o que você fez foi razoável. Mas é muito melhor evitar isso, ou usando trabalho onde você sabe que a licença permite isso, ou obtendo permissão do detentor dos direitos autorais primeiro.
Artigos semelhantes
- Como é que os YouTubers carregam vídeos protegidos por direitos de autor e os rentabilizam sem receberem uma greve de direitos de autor?
- A minha conta Instagram foi desactivada por violação de direitos de autor. Eu pedi para ser mais detalhado, mas eles recusaram. O que posso fazer?
- Como é que alguns YouTubers continuam a carregar clipes de futebol e de televisão sem problemas de violação de direitos de autor?
- Ainda é violação de direitos autorais se você atrasar ou acelerar um clipe de áudio protegido por direitos autorais para uso em uma música?