Casa > Q > Quais São Algumas Coisas Espantosas Que Os Filósofos Têm Realmente Feito?

Quais são algumas coisas espantosas que os filósofos têm realmente feito?

Primeiro, devo notar que os limites da "filosofia" mudaram ao longo do tempo. Hoje, pensamos em Descartes e Leibniz como filósofos, e é mais provável que as pessoas leiam seus trabalhos como parte de um curso de filosofia. Mas também se pode pensar neles como matemáticos que por acaso escreveram também sobre filosofia. Em qualquer caso, Descartes inventou a geometria coordenada cartesiana, e Leibniz descobriu o cálculo independentemente de Isaac Newton, e inventou uma calculadora mecânica.

Frege, Russell poderia ser considerado como matemático e Wittgenstein como engenheiro. Os dois primeiros fizeram contribuições importantes para a lógica matemática, e Wittgenstein desenhou uma casa e fixou uma peça vital de maquinaria numa fábrica na pequena cidade onde era professor, poupando muito dinheiro.

Na Segunda Guerra Mundial, J. L. Austin trabalhou para a inteligência britânica onde se encarregou de montar a "Invade Mecum". O título é uma piada latina, típica do seu humor, mas esta é considerada uma contribuição significativa para o sucesso da invasão aliada da Europa. Foi um guia detalhado que foi preparado em benefício dos NCO's, para que eles soubessem, por exemplo, a localização de edifícios-chave e os nomes de funcionários importantes em todas as cidades da região da França que estavam invadindo. Assim, para ser claro, Austin não era um quebra-código, nem estava controlando um grupo de agentes secretos. Era um trabalho que exigia capacidade de organização e atenção aos detalhes. Donald Davidson, um dos principais filósofos americanos do século XX, era um "observador" - que é responsável por dizer aos artilheiros da marinha se um avião que chegava era amigo ou inimigo. Mas ele não era apenas um observador qualquer: ele foi classificado como o melhor observador são as simulações, e dado o trabalho de treinar outros observadores no trabalho.

Aqui temos exemplos de filósofos fazendo coisas cujo valor pode ser reconhecido por pessoas que não sabem nada sobre filosofia. Isso mostra que algumas pessoas que são claramente inteligentes e capazes pensaram que valia a pena dedicar tempo ao estudo da filosofia. O que faz deles grandes filósofos (se concordarmos que foram) são suas conquistas filosóficas - mas pessoas que são duvidosas sobre o valor da filosofia para começar, podem não aceitar que essas conquistas contam como realmente fazer algo.

De Fiorenze

Quantas horas/dia leva o trabalho do júri? :: Posso usar um iPhone 6 da Verizon na rede AT&T?