Devo instalar programas em uma SSD ou HDD?
Isso, claro, depende do programa, especificamente do tamanho do programa. Geralmente você quer armazenar os arquivos executáveis em uma SSD, para que eles possam ser acessados e iniciados rapidamente. A maioria dos aplicativos consiste em muitos arquivos menores, e uma SSD é muito mais rápida para acesso de leitura aleatória. Quando se trata de arquivos de dados: geralmente você ainda prefere SSD por causa da velocidade.
Outras vezes, eles ainda estão imbatíveis quando se trata da relação GB/$. É por isso que jogadores ávidos muitas vezes guardam arquivos de dados e às vezes jogos inteiros em HDD's - simplesmente porque alguns jogos se tornaram enormes. Com a velocidade da rede, eu sou preguiçoso e eu acabei de baixar a última versão do jogo para a SSD quando necessário, mas.
Bootar um computador a partir de um HDD é muito mais lento: primeiro de tudo, o drive precisa girar para cima, e depois precisa acessar um monte de arquivos pequenos, nenhum dos quais está em cache. Os SSD's também são muito mais rápidos quando se acessa aplicativos em paralelo. Em HDD's isso significa esperar que a cabeça se mova para a posição e que o disco gire para o local certo.
Note que se você não vê muita diferença entre HDD e SSD: geralmente isso acontece porque os arquivos estão em cache na RAM, então o acesso será quase instantâneo. Para muitos usuários domésticos que ainda estão em um disco rígido: comprar um pouco de memória pode ser tão importante para executar programas.
No final, há uma razão pela qual todos os novos computadores são decantados com SSD's hoje em dia. Os SSD's são mais confiáveis, muito mais rápidos, usam menos energia, são menos propensos a solavancos e tremores. Como unidades principais para PC's, os HDD's estão mais mortos que mortos, e essa unidade principal inclui a pasta "Program Files" (Arquivos de Programas).