O que são HDD e SSD?
Disco rígido
Um disco rígido, disco rígido, disco rígido ou disco fixo, é um dispositivo de armazenamento de dados eletromecânico que usa armazenamento magnético para armazenar e recuperar informações digitais usando um ou mais discos rígidos de rotação rápida revestidos com material magnético. Os pratos são emparelhados com cabeças magnéticas, normalmente dispostas num braço de accionamento móvel, que lêem e gravam os dados nas superfícies dos pratos. Os dados são acessados de forma aleatória, o que significa que blocos individuais de dados podem ser armazenados ou recuperados em qualquer ordem e não apenas sequencialmente. Os discos rígidos são um tipo de armazenamento não volátil, retendo os dados armazenados mesmo quando desligados.
Dispositivo de estado sólido
Um disco de estado sólido é um dispositivo de armazenamento de estado sólido que utiliza conjuntos de circuitos integrados como memória para armazenar dados de forma persistente. Também é chamado de disco de estado sólido, embora os SSDs não possuam discos físicos. Os SSDs podem usar formatos e protocolos tradicionais de discos rígidos, como SATA e SAS, simplificando muito o uso de SSDs em computadores. Após a aceitação inicial das SSDs com interfaces de HDD, novos fatores de forma, como o fator de forma M.2, e novos protocolos de E/S, como o NVM Express, foram desenvolvidos para atender aos requisitos específicos da tecnologia de memória Flash usada nas SSDs.
Diferença:
p>Porque as SSDs não possuem partes móveis internas como o HDD, a assinatura da SSD é relativamente mais rápida do que a do HDD. A inscrição na SSD é quase instantânea, mas o HDD pode levar vários segundos para se inscrever. Da mesma forma, o tempo de acesso aos dados é relativamente várias vezes menor do que no HDD (0,1 ms versus 5-10 ms), porque a memória de acesso à SSD é diretamente da memória flash, enquanto o HDD tem que mover as cabeças e girar os discos para acessar os dados. Ao contrário do HDD, o desempenho de leitura é consistente na SSD. O HDD requer desfragmentação após algum tempo, mas a SSD não necessariamente ganha nada com a desfragmentação.SSD são bastante, mas o HDD pode fazer algum ruído (devido a partes móveis), dependendo do modelo. Ao contrário do HDD, as SSD não são suscetíveis a danos físicos devido à falta de partes móveis. Portanto, deve-se tomar muito cuidado para evitar choques físicos, vibrações ou até mesmo mudanças de altitude ao usar o HDD. Os dados em um HDD são suscetíveis a surtos magnéticos. Normalmente, as SSDs são mais leves do que o HDD. As SSD que usam memória flash têm uma restrição no número de gravações por vida útil, mas o HDD não tem essa limitação. Quando se trata de preço/custo, os HDDs são sempre mais baratos (por GB) do que as SSD. Além disso, o HDD consome poucas vezes mais energia do que a SSD.
Artigos semelhantes
- É melhor ter um HDD interno com uma SSD externa ou ter uma SSD interna com um HDD externo?
- Um HDD de 256 MB de cache é significativamente mais rápido do que um HDD de 64 MB de cache?
- O que é mais durável? Um cartão SSD, HDD, USB, SD-Card ou micro-SD, assumindo que são todos do mesmo armazenamento?
- Como ver o que está na minha SSD e o que está no meu HDD, dividido, claramente