O Google é uma empresa má?
Não se trata tanto de ser má, mas o Google é grande o suficiente e poderoso o suficiente para estar acima da lei. Eles têm o poder de moldar a sociedade e moldam. Eles não pensam "Eu sou maligno". Eles acreditam muito que são justificados em suas ações. Então o Google em si não se vê como maligno.Google está muito em uma área cinzenta, como a maioria das corporações neste mundo. O objetivo número um delas não é fazer deste mundo um lugar melhor, mas sim ter lucro. Mesmo que isso signifique fazer lucro através de exploração e práticas astuciosas.
Eu não acho que o Google seja necessariamente o mal, mas posso entender porque alguém pode inclinar-se nessa direção. Vou ter dificuldade em confiar numa entidade cujo único propósito é fazer o máximo de dinheiro possível. Onde está a lealdade? Onde está a honra? Onde está a confiança? Se o dinheiro é o único deus deles, então eles não terão problemas em apunhalar aliados, cortar pontas soltas e lixar as pessoas se isso significar que eles fazem um bom lucro. Isso não é algo em que se possa confiar para fazer a coisa certa.
Acho que alguns de nós têm muita sorte em viver em certas partes do mundo onde os direitos humanos, a ética e a moralidade moldam a nossa sociedade. Google e outros corpos estão restritos por lei no que podem fazer (mas ainda exploram buracos de loop e têm privilégios especiais).
Eu acredito firmemente que se esta sociedade se devolvesse a um mundo distópico onde os direitos humanos deixassem de existir e a ética fosse ignorada, mega corporações como a Google não hesitariam em flexionar seus músculos e exercer seu verdadeiro poder sobre a sociedade, subjugando-a como acharem melhor. Elas não se verão a si próprias como más, mas sim como algo que é necessário. Assim é quando uma entidade que adora o dinheiro ganha poder absoluto.
A nossa sociedade é criada de uma forma, que as leis ditam práticas comerciais e as pessoas podem lidar umas com as outras sem medo de retribuição séria.
Então o que aconteceria se essas leis desaparecessem? O que aconteceria se não houvesse um intermediário para ditar as práticas de negócios? Será que o Google vai recuar e dizer "Isto está errado, isto não é ético, eu desisto"? Diabos, não! Eles vão agarrar a oportunidade com ambas as mãos e se afirmar para que possam sobreviver e prosperar. Caso contrário eles vão ficar para trás e morrer.
Então não se trata de ser mau, trata-se de sobreviver e o Google tem que jogar no mesmo campo que os outros corpos para sobreviver. Mas da sua perspectiva ou da minha, com certeza parece maligno se eles participam de hábitos sombrios para sobreviver e ganhar mais dinheiro.
Google está em muitos processos neste momento. Então o que aconteceria se não houvesse tribunais para lidar com isso de uma forma civilizada? Será que o Google vai pegar em armas contra outros corpos para resolver disputas? Se é assim que o jogo é jogado, então sim o Google jogará de acordo com essas regras também. Eles estão no negócio de fazer dinheiro e pragmatismo, eles não poderiam se importar com o bem-estar de ninguém.
As leis e a pressão da sociedade são as únicas coisas que impedem os corpos como o Google de exercerem verdadeiramente o seu poder com impunidade. Eu acho que eles poderiam ficar muito, muito feios se não houvesse ninguém que os impedisse. As leis e a ética são apenas um espinho nas costas deles e eu não duvido que eles não hesitariam em erradicá-los instantaneamente se eles tivessem a chance.
Artigos semelhantes
- Quando é que uma empresa em fase de arranque deixa de ser uma empresa em fase de arranque e passa a ser uma empresa normal?
- Estou procurando uma empresa para desenvolver aplicativos Android a preços acessíveis na Índia. O que é uma empresa sugerida?
- Que prós ou contras o Google pode encontrar ao adquirir uma empresa apoiada pelo Google Ventures, como a Nest?
- Porque é que o Google não criou uma empresa móvel para vender telemóveis Android?