O que aconteceu com o Trono do Pavão?
Há muitas lendas sobre o Trono do Pavão. Muitos acreditam que a do Palácio Topkapi é o remanescente do original Mughal Takht-i-Tā'ūs. Outros dizem que o original foi destruído e o de Topkapi é um duplicado.Em 12 de Março de 1635, Shah Jahan sentou-se pela primeira vez neste trono do Pavão que foi adornado com ouro, tinha uma lavagem de esmalte vermelho e verde, foi decorado com rubis, esmeraldas e pérolas.
Em 1739, Nadir Shah do Irão saqueou e saqueou Deli, e o trono do Pavão foi levado juntamente com outros despojos. Acreditava-se que após a morte de Nadir Shah, o trono do pavão foi destruído e danificado.
">p> Mas....... ele tinha-o realmente presenteado aos otomanos.Pensando em estabelecer boas e amigáveis relações com os otomanos, Nadir Shah enviou dois dos seus homens de confiança, Sanli Mustafa Han e Mehmed Mehdi Han com uma embaixada e presentes extremamente valiosos para o otomano Padishah, o Sultão Mahmud o Primeiro. Entre esses presentes estava o Trono do Pavão retirado dos tesouros de Delhi.
O que outrora adornou o Diwan-i-Khas (Salão das Audiências Privadas) no Forte Vermelho de Delhi está agora no Palácio Topkapi, Turquia, Istambul.
p>Source: A Adaga EsmeraldaPara saber em detalhes sobre as lendas da verificação do trono do pavão :A História do Trono do Pavão