Porque é que a maioria dos bancos de energia têm baterias Li Ion mas raramente baterias NiMH?
As baterias de iões de lítio são baterias populares e têm uma enorme quota de mercado
Por causa das seguintes razões
Alta densidade de energia: A densidade de energia muito maior é uma das principais vantagens de uma pilha ou bateria de iões de lítio. Com equipamentos electrónicos como os telemóveis a necessitarem de funcionar durante mais tempo entre cargas enquanto ainda consomem mais energia, há sempre a necessidade de baterias com uma densidade de energia muito maior. Além disso, há muitas aplicações de energia, desde ferramentas elétricas até veículos elétricos. Portanto, o peso das baterias de NiMh é menor
Self-discharge: Um problema com as baterias e as conchas é que elas perdem a carga ao longo do tempo. Uma vantagem das células de iões de lítio é que a sua taxa de auto-descarga é muito mais baixa do que a de outras células recarregáveis, como as formas Ni-Cad e NiMH.
Sem exigência de priming: Algumas células recarregáveis precisam de ser carregadas quando recebem a sua primeira carga. Não há necessidade para isso com células de íons de lítio e baterias.
Baixa manutenção: Uma grande vantagem das baterias de iões de lítio é que não precisam de manutenção para garantir o seu desempenho. As células Ni-Cad exigiam uma descarga periódica para garantir que não exibissem o efeito de memória. Como isto não afecta as células de iões de lítio, este processo ou outros procedimentos de manutenção semelhantes não são necessários.
Variedade de tipos disponíveis: Há vários tipos de células de iões de lítio disponíveis. Esta vantagem das pilhas de iões de lítio pode significar que a tecnologia certa pode ser usada para a aplicação específica necessária. Algumas formas de baterias de iões de lítio proporcionam uma alta densidade de corrente e são ideais para equipamentos electrónicos móveis de consumo. Outras são capazes de fornecer níveis de corrente muito mais elevados e são ideais para ferramentas eléctricas e veículos eléctricos.
Drawbacks de Baterias de NiMH
Alta Taxa de Auto-Descarga: As NiMH perdem uma grande percentagem da sua carga todos os meses. O número é de cerca de 5% na primeira semana após a carga e cerca de 50% no primeiro mês. Existem tipos de taxas de auto-descarga (LSD) baixas disponíveis. Eles são mais confiáveis que o NiMH padrão, mas têm capacidades menores, geralmente em torno de 2000mAh.
Não confiável para Dispositivos de Baixa Carga: Você não deve usar baterias NiMH para dispositivos como relógios. Elas irão perder carga mais rapidamente através da auto-descarga do que através da carga. Use baterias alcalinas, de íon de lítio ou de lítio em vez disso.
Saída de Baixa Voltagem: Cada pilha AA só pode dar 1,2v em comparação com as pilhas de íon-lítio que podem dar 3,7v.
Tempo de carga longo: O tempo de carga padrão de um NiMH é de 10-12 horas. O carregamento rápido destas células pode resultar em danos. Células de íon de lítio podem ser carregadas em cerca de 1-3 horas, dependendo da capacidade.
Não podem operar em temperaturas extremas: Em temperaturas extremas, a tensão de saída de NiMH irá cair. As baterias de iões de lítio podem tolerar estas temperaturas até certo ponto.
Estas são as principais razões por trás da popularidade das baterias de iões de lítio
Artigos semelhantes
- Porque é que os smartphones já não têm baterias amovíveis? Porque é que a maioria, se não todos, os smartphones têm baterias não removíveis?
- Como é que as baterias de grafeno fazem a diferença, e quais são os benefícios em comparação com as baterias de lítio-íon?
- Baterias: Como posso carregar 4 células NiMH via USB (5V, 2A)?
- A diferença de densidade de energia entre as baterias Li-Ion e Li-Po é assim tão grande?