Qual é o relógio automático mais preciso do mundo e qual é a sua precisão em comparação com outros?
Em 12 de Setembro de 2017, a Zenith, uma marca de relógios do Grupo LVMH, realizou uma conferência de imprensa para anunciar o lançamento de um novo produto.
Este relógio chamado "Defy Lab" tem um erro espantoso de 0,25 segundos por dia. Para relógios que requerem produção em massa, não só a Rolex não consegue atingir tal precisão, como Patek Philippe e Omega não a experimentaram antes. Ao ver tais dados, algumas pessoas podem adivinhar se a Zenith fez um relógio de quartzo, ou um híbrido semelhante ao SpringDirve, mas a Zenith fez um relógio genuinamente mecânico puro. De acordo com tais dados, este relógio Defy Lab já é o relógio mecânico mais preciso da história.
Em teoria, o sistema "pendulum" e o sistema "hairspring + balance" oscilam para trás e para a frente sempre que o intervalo é o mesmo, mas na vida real, ele será afectado por várias partes, tais como a temperatura, pressão do ar, humidade, vibração ..... Se houver um problema com um ciclo de oscilação, este irá inevitavelmente afectar os registos de tempo subsequentes. Por exemplo, se você balançar duas vezes a cada segundo e uma anormalidade ocorrer em um ciclo, então há uma chance de 50% de que haja um erro de tempo. Então, se o número de oscilações por segundo for maior, a probabilidade de erro será menor e o relógio se moverá com mais precisão.
Então, aqui estão duas maneiras de melhorar a precisão da cronometragem. A primeira é aumentar a "freqüência de oscilação", ou seja, o número de oscilações por segundo; a segunda é reduzir a influência de interferência externa no relógio. Entre elas, aumentar a freqüência de oscilação é o método mais básico.
Além da "freqüência de oscilação" e da "interferência externa", o projeto básico do próprio relógio mecânico também afetará a precisão da cronometragem do relógio. Por exemplo, primeiro, a mola de balanço é enrolada em espiral, e seu centro de gravidade não está no centro, especialmente durante a operação do relógio, seu centro de gravidade continuará a mudar, o que eventualmente afetará a precisão; segundo, a amplitude perfeita do balanço da roda de balanço é de 300°. No entanto, é impossível de manter na realidade. À medida que a reserva de energia diminui, o balanço também diminuirá, tornando o relógio mais lento e mais susceptível a interferências externas. Terceiro, a roda de balanço e o pêndulo estão se movendo para frente e para trás, a fim de transformá-lo em um movimento na mesma direção, é necessário usar uma componente de conversão de conexão, e todas as conexões têm fricção. Para resolver estes problemas básicos de design, Breguet inventou o turbilhão para neutralizar a influência do deslocamento da gravidade causado pela gravidade; o nascimento dos relógios auto-volantes pode efetivamente garantir a abundante reserva de energia, garantindo assim a precisão; a aplicação de rubis e vários estilos são projetados para reduzir o atrito.
No entanto, o design básico dos relógios mecânicos não foi modificado desde que o cientista holandês Huygens inventou o sistema "hairspring + balance" em 1665. Todos estão "otimizando" nesta base, e não há nenhum avanço até o nascimento do "Defy Lab" em Zenith.
Zenith's "Defy Lab" cancelou a mola de cabelo sinuosa que está em uso há mais de 300 anos. A mudança na forma geométrica faz com que o centro de gravidade não tenha mais um grande deslocamento, e a atenuação do balanço com a potência quase não é mais. Ao mesmo tempo, materiais mais leves e anti-magnéticos de silicone são usados para fazer peças, e a mola de balanço, roda de balanço, garfo de palete e ajustador de precisão são integrados em uma pastilha de silicone com espessura de apenas 0,5 mm e menos peças são conectadas. Não é necessário óleo lubrificante. Ao mesmo tempo, a frequência de oscilação foi aumentada para um assustador 108000VPH, que é 4 vezes maior que a dos relógios mecânicos convencionais.
Pode-se dizer que usando um novo design básico e tecnologia moderna, o "Defy Lab" da Zenith&apos tem resolvido os problemas dos relógios mecânicos durante centenas de anos, e finalmente percebeu que o erro do relógio é apenas 0,25 segundos por dia.
Profissionais usam o Witschi Chronoscope X1, o instrumento mais avançado do mercado, para detectar a precisão do tempo de viagem. Mas depois de colocar o Zenith's "Defy Lab" nele, o instrumento mostrou diretamente que não podia ser reconhecido, porque a freqüência de 108000VPH é muito alta, muito além das expectativas do projetista do instrumento de teste.
Instrumentos convencionais no mercado são incapazes de detectar a precisão. Para provar que o Defy Lab é de facto o relógio mecânico mais preciso da história, a Zenith enviou o relógio ao Observatório de Besançon em França e ao Gabinete Internacional de Metrologia (BIPM) para testar a sua autenticidade. Ao mesmo tempo, passou no teste ISO sobre a precisão do relógio e anti-magnético.
Para outros relógios automáticos, +6 ou -4 segundos por dia pode ser chamado de muito bom.
Artigos semelhantes
- Qual relógio é mais preciso: um relógio de pulso digital comum ou o relógio do seu smart phone? Porquê?
- Por que ainda é tão difícil prever o tempo com precisão e precisão?
- Como é que a posição de um relógio automático influencia o ganho/perda da noite?
- Que relógio devo comprar um relógio inteligente ou um relógio normal?