Porque é que os auscultadores soam melhor no portátil do que no meu iPhone?
Antes de comparar os dois dispositivos, você deve verificar todas as configurações do caminho de áudio no laptop. Se você estiver rodando Windows, por exemplo, pode haver áudio espacial que você pode ligar (Windows Sonic e Dolby Atmos no meu PC), além de uma caixa para som surround virtual 7.1 - tudo para o que parece ser uma interface idiota para Windows (na verdade um DAC externo). Para as saídas de som da placa-mãe (conduzidas por um chip de som Realtek), posso seleccionar qualquer combinação de "Ambiente", "Pitch Shift", "Equalizer", e "Loudness" (e mais).
Como encontrar cada uma destas definições, se estiverem ligadas, tente desligá-las, ouvindo antes e depois. Se você notar uma mudança, e você gostou mais da configuração "antes", então você encontrou uma das razões pelas quais o laptop soa melhor: ele faz algum processamento adicional que seu telefone provavelmente não faz.
Após você ter desligado todas as configurações especiais de modificação de som no seu laptop, repita o processo para o seu telefone (embora você possa descobrir que não há nada que você possa ajustar).
Então compare os mesmos fones de ouvido em ambas as fontes. Se ainda houver uma diferença, então pode ser uma diferença de hardware.
Um possível culpado: o telefone tem uma fonte de alimentação interna de bateria de 3,7 V, então os telefones celulares dependem de fones de ouvido com impedância relativamente baixa para produzir som suficiente sem que o amplificador de fone de ouvido entre em um grampo de voltagem. Fones de ouvido de 16 ou 32 ohms são bons, mas eu tenho fones de ouvido de alta qualidade com impedância de até 600 ohms, e estes últimos simplesmente não são muito compatíveis com um telefone. Em comparação, a bateria de um laptop provavelmente fornece 12 V com até vários amplificadores de corrente, então o laptop pode ter um amplificador de áudio muito mais robusto que pode conduzir a maioria dos fones de ouvido a um volume adequado.
Também é comum que os amplificadores de fone de ouvido tenham uma impedância de saída bastante alta, na ordem de 10 ou 50 ohms, fornecidos por um resistor em série com os fones de ouvido. Isto mantém o amplificador estável e protege contra curto-circuitos, mas degrada a resposta de baixa frequência dos auscultadores devido a um baixo amortecimento. Assim, o telefone (quase certamente) e o laptop (talvez) se beneficiariam de alimentar suas saídas de fones de ouvido com um amplificador externo de baixa impedância para fones de ouvido, que estão disponíveis comercialmente (alimentado por bateria para uso portátil com o telefone, se for isso que você precisa).
Você também pode ter um problema de ruído. A fonte de alimentação do chip de som na placa mãe do meu PC anterior era tão mal filtrada que eu podia dizer quando o sistema estava ocupado pela quantidade de ruído branco adicional que aparecia na saída de som. Estou assumindo que isto foi originado da GPU, mas também pode ser a CPU. Ambos fazem uma pequena quantidade de trabalho a cada 1/60 segundo redesenhando uma tela de texto, enquanto a GPU em particular faz muito mais trabalho redesenhando um objeto 3D complexo se ele estiver se movendo. Para corrigir isso, mudei para o uso de um DAC externo e um amplificador de áudio, o que eliminou completamente o ruído da fonte de alimentação. (Agora tenho um novo PC, e suas saídas de áudio são muito mais limpas, mas ainda estou usando um DAC+amplificador externo para dirigir meus fones de ouvido).
Artigos semelhantes
- Os meus novos auscultadores soam muito abafados. O som vai ficar claro com o passar do tempo?
- Porque é que os aviões soam mais alto quando chove ou está nublado?
- Porque é que os sotaques britânicos soam inteligentes para os americanos?
- As colunas fisicamente maiores soam melhor do que as mais pequenas quando tocadas no mesmo volume?