Porque é que os sotaques britânicos soam inteligentes para os americanos?
Selection Bias
>br>It's não tem nada a ver com os sons, ritmos, prosódia, etc dos sotaques britânicos. It's porque você os ouve principalmente na BBC.
Veja, na maioria das vezes quando ouço sotaque britânico, it's David Attenborough-type stuff. Essa merda é sofisticada. Se Attenborough tivesse dado voz ao Spongebob Squarepants em vez dos mais belos documentários de natureza já feitos, I'pensaria que o Reino Unido estava cheio de idiotas. Então, é claro que achamos que os sotaques britânicos são inteligentes. It'é um ponto subconscientemente levado para dentro de nós quando nós'estamos no nosso ponto mais vulnerável psicologicamente: estressados por viajar e ver repetições de Frasier nesses minúsculos aviões de TV's.
>p>Possuidores de sotaques britânicos vomitam tanta estupidez quanto qualquer outro, mas a maior parte fica na Grã-Bretanha. Como eu consumo pouco a mídia britânica, a qualidade média pode ser alta. Se eu tivesse visto mais Mr. Bean quando criança, minha estimativa da regalidade de certos sons de vogais seria diferente.Existem muitos sotaques britânicos diferentes. Será coincidência que o que Audrey usou no final de My Fair Lady soa mais inteligente do que o do início? O sotaque, conjecturo, soa sofisticado quase inteiramente por causa dos estereótipos que lhe associamos.
Como lhe soam os sotaques afro-americanos? Sotaques sulistas? Sotaque mexicano? Sotaques russos? Sotaque africano? Sotaque chinês? Sotaque australiano? Sotaque indígena americano? Em todos os casos, eu aposto que as palavras que você escolhe para descrevê-los são muito parecidas com os estereótipos que você tem dessas pessoas.
Na verdade, como Emily Smith aponta, lá'na verdade não existe algo como um "sotaque indígena americano" - americanos nativos podem soar completamente diferente em inglês, mas nós'construímos estereótipos fortes o suficiente para que a maioria de nós tenha uma idéia predefinida de como um "chefe nobre" deve soar.
Não sei muito sobre sotaques, eis como proponho testar minha teoria:
Se o sotaque em si não'não tem muito a ver com a forma como é percebido's, deveria ser possível haver casos na história onde o status de um sotaque muda ao longo de uma geração ou duas: um sotaque de baixa classe torna-se um sotaque de alta classe ou algo parecido. Se foram as propriedades inatas do sotaque que lhe deram a nossa percepção do mesmo, isso não deveria't ocorrer. Por outro lado, se alguma pessoa proeminente ou um conjunto de pessoas com um sotaque distinto entrasse subitamente na vida pública, poderiam mudar a percepção do sotaque. Talvez alguém que seja't cheio de tretas possa verificar/denegar isto.[1]
>p>Aqui estão alguns vídeos que não importam para a minha resposta, mas eu estou postando-os de qualquer forma.Você vai acreditar em tudo o que este homem disser:
>p>
[1] Agora que penso nisso, um exemplo, que eu posso't confirmar, é descrito por Tom Wolfe em The Right Stuff. Ele diz que o desenho estereotipado, relaxado e em controle usado pelos pilotos quando eles falam sobre a altitude de cruzeiro e o que's fora da janela da mão esquerda é rastreado até Chuck Yeager, e que Yeager infundiu sozinho aquele acento com seu estereótipo. I'não tenho certeza sobre isso (pelo que me lembro da versão do filme, Yeager'o personagem de Yeager'nem mesmo usa esse sotaque), mas ele'é o tipo de coisa que eu quero dizer.