Qual é a importância da pena de pavão?
Significado da Pena de Pavão no Hinduísmo
Pena de Pavão, também chamada Morpankha, é considerada um símbolo auspicioso no Hinduísmo. Isto porque o pavão é um belo pássaro que é também o pássaro nacional da Índia. Muitas pessoas mantêm penas de pavão em casa, pois acredita-se que elas trazem boa sorte e prosperidade.
Acredita-se que o pavão é a ave ornamental mais antiga do mundo. No entanto, a razão por detrás disto é bastante misteriosa. Há vários mitos que rodeiam este pássaro. Algumas das histórias da mitologia hindu foram aqui mencionadas que substanciam o simbolismo do pavão e suas penas.
A origem da ave
Acredita-se que a ave do pavão foi criada a partir de uma das penas da mítica ave Garuda na mitologia hindu que é até mesmo o portador do Senhor Vishnu. Garuda é retratado como uma ave mítica matando uma cobra e também como um símbolo do ciclo do tempo.
No entanto, os pavões inicialmente tinham penas maçantes até que um dia a ave espalhou suas penas bem abertas em um combate entre o demônio Ravana e o Senhor Indra, permitindo que este último se escondesse atrás dele e se salvasse. Em troca, o Senhor Indra fez as penas do pavão iridescentes. Indra é visto incidentalmente como estando sempre sentado no trono do pavão.
Significado da pena com a Deusa Lakshmi
A ave do pavão também está associada com a Deusa da riqueza, Lakshmi. Esta é a razão pela qual as pessoas mantêm as penas do pavão em casa, pois acreditam que ele traz prosperidade e riqueza para a casa. As penas do pavão até mantêm a casa livre de moscas e outros insetos.
O Senhor Krishna sempre usou uma pena de pavão em sua coroa e o Senhor Kartikeya usou-a como seu modo de transporte. O pavão, como um pássaro, também é considerado como uma proteção para o eu psíquico. Suas penas, portanto, salvaguardam a energia no meio ambiente.
O pavão é uma ave majestosa e orgulhosa que traz harmonia e alegria à mente. Ele nos lembra a celebração da vida quando o pássaro macho dança por causa da fêmea durante a corte e o acasalamento.
De acordo com o Hinduísmo, acredita-se que o Senhor Indra se transforma em um pavão sempre que ele toma a forma de um animal. Acredita-se também que o pavão tem mil olhos em suas penas. No entanto, o mito sobre o pavão é que ele deve ter as penas de um anjo, a voz de um diabo e o andar de um ladrão. É também o monte da Deusa Saraswati, a doadora de sabedoria e aprendizado. É também o veículo de Lakshmi e Brahma. Quando o Deus de amor, Kama, o monta, ele representa o desejo.
O pavão também é simbólico da chuva; acredita-se que ele seja um predador da chuva enquanto ele dança quando derrama. No entanto, se o pavão é visto como uma égua que chora mais do que o normal, diz-se que prediz a morte de alguém próximo dentro da família.