As televisões OLED valem o custo extra?
Sim e não.
Depende tudo do que você normalmente assiste. Antes de eu responder, deixe-me explicar. Pepe Vera Campello explicou-o amplamente (totalmente ligado/desligado vs. pixel iluminado) mas talvez não tenha explicado como afecta a visualização.
Como Pepe explicou, o painel OLED tem LEDs orgânicos que são individualmente iluminados. Eles podem ser ligados para mostrar a cor completa ou totalmente OFF para mostrar o preto. Por outro lado, a TV LED não é realmente uma TV LED - é uma TV LCD retro-iluminada por LED - a luz traseira é normalmente de lado. A luz traseira LED (branca) está sempre ligada e isto faz com que os LCDs vazem alguma luz mesmo quando um determinado pixel não deve mostrar nenhuma cor. Assim, todo o painel é cinzento profundo, mas nunca totalmente preto. Por outro lado, o OLED (e painéis de Plasma da geração anterior) pode ser totalmente preto (quase preto como preto perfeito não é possível).
Então como é que isto afecta a visualização? Poucas pessoas percebem ou sabem disso, mas o preto é A COR MAIS IMPORTANTE no vídeo. Se o preto não é preto, mas um tom profundo de cinza, então todas as outras cores são LAVAGADAS pelo mesmo grau. Todos os televisores LED tradicionais sofrem de um grau de "lavagem". Eles compensam isso através do modo de cores vivas (realçando R-G-B).
Vídeo, especialmente cinema, tem muitos pretos, sombras, etc. Quando o preto não é preto, o vídeo é lavado, os detalhes nas sombras são lavados, etc.
Então o OLED é REALMENTE válido se você assistir muito cinema - seja streamed ou Blu Ray. Os filmes contêm muito preto - não se percebe isto quando se está imerso no filme. Você deseja assistir à série Dark Knight ou Harry Potter (filme 5 em diante), Sherlock Holmes (filme 2009 e sua sequela) então OLED irá melhorar a sua experiência. Mas nem todos os filmes são filmados na escuridão. Para esses, OLED não importa.
Soap Operas, programas de TV, Notícias, etc., não são uma preocupação porque são filmados em estúdios ou cenários brilhantemente iluminados. Se você está assistindo as típicas novelas diurnas, A Teoria do Big Bang, repetições de Seinfeld, Amigos, etc., então OLED não importa, embora você ainda terá uma experiência melhor.
Pepe também mencionou alternativas como o Samsung QLED. A tecnologia Quantum Dot é uma alternativa ao OLED e o que ela faz principalmente é usar LED com iluminação direta de fundo com escurecimento local. Isto melhora a visualização e por causa do escurecimento local, seções de todo o painel LCD podem ser desligadas, etc. Mas o QLED tem quase o mesmo preço (apenas um pouco mais baixo) que a TV OLED do mesmo tamanho.
Então decida qual é a sua principal fonte de vídeo de TV e depois compre de acordo.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre custo de fabricação, custo de produção, custo dos produtos vendidos e o custo das vendas?
- A TV LG OLED vale o custo extra em comparação com uma TV 4K UHD convencional?
- Os filtros de óleo premium valem o custo extra?
- Os ecrãs dos portáteis OLED sofrem burn-in e valem o custo?