Qual é a diferença entre o Celeron e os processadores da série I?
Celerons são versões low-end das mesmas microarquiteturas de CPU usadas nos processadores i-series.
A maioria delas são peças que foram testadas pelo controle de qualidade da Intel, e certas áreas da CPU (módulos core, cache L2) foram encontradas com defeito. Essas áreas da CPU são então desativadas e a parte cortada é vendida como um Celeron. E alguns Celerons também foram feitos em sua própria máscara, como peças dual-core com menos L2 do que a CPU da série i.
Intel tem várias camadas de CPU, no servidor, desktop, laptop e outros dispositivos móveis. Xeons são para aplicações de servidor, enquanto Core i9 está disponível para estações de trabalho e outros ambientes que necessitam de muitos threads de CPU; estes são basicamente Xeons sem a certificação de servidor. Core i5 e i7 normalmente são executados por entusiastas e/ou gamers. O Core i3 é uma parte para computação mainstream, enquanto Pentium e Celeron são vendidos para dispositivos de computação doméstica inferiores.
Muitas das partes são muito intercambiáveis em diferentes dispositivos. Eu substituí um Celeron por um Core i5 no laptop que estou usando agora e ele funcionou bem, embora o i5 seja três vezes mais potente.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre processadores de 5nm e processadores de 7nm?
- Por que os processadores ARM são mais eficientes em termos de energia (desempenho/watt) do que os processadores x86?
- Por que os processadores AMD produzem mais calor do que os processadores Intel?
- Hoje em dia, os smartphones vêm com processadores de IA. Para que servem estes processadores em vez de estarem na câmara de IA?